domingo, 25 de outubro de 2015

Fundação de Cultura apresenta atrações no mês do servidor municipal

23/10/2015 17:19:00 - Jornalista: Assessoria FMC
Foto de dois atores em cena no palco
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Uma das atrações é a Peça "Cinco Vezes Nelson" com uma compilação inédita de contos de Nelson Rodrigues
Dando prosseguimento às comemorações que visam promover a qualidade de vida ao servidor municipal, durante este mês de outubro, a Fundação Macaé de Cultura (FMC) abre espaço na próxima terça-feira (27) para atrações como o teatro, a dança, música e oficina de turbante. Na quinta-feira (29), haverá oficina de canto e percussão.
A oficina de Turbante será realizada no Teatro Municipal de Macaé (TMM), às 16h e tem o objetivo resgatar e valorizar o uso do acessório nas mulheres, por meio do conhecimento da importância histórica da cultura afro-brasileira. Durante o curso serão ministrados pela vice-presidência de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial, conteúdos teóricos, mostrando a história do turbante e o porquê de seu uso. Os turbantes são tecidos amarrados nas cabeças que na África era usado na religião e para mostrar poder social. No Brasil, tem característica estética. As baianas o utilizam durante feitura de alimentos típicos.

Nesse mesmo dia, às 18h, a FMC traz de volta ao palco do Teatro Municipal a comédia dramática "Cinco vezes Nelson", com os atores Marcio Penna e Fernando Clauscen fazendo uma encenação costurada por histórias imortalizadas em contos. Cinco vezes Nelson reúne de maneira inédita e inovadora uma compilação de cinco contos de Nelson Rodrigues, considerado o pai do modernismo do teatro brasileiro. Embora a obra do dramaturgo gire em torno do comportamento humano, se referindo a épocas passadas, o autor é sobretudo o gênio do cotidiano e seu trabalho tem muito a interagir com o universo contemporâneo. Vale a pena conferir.

Encerrando a terça-feira, a banda Batucagem S/A, de MPB, fará o entretenimento da plateia, às 19h30. O espetáculo comandado pelo cantor e guitarrista Robson Farah, faz um passeio pela diversidade rítmica brasileira. Samba, Maracatu, Baião, Coco, Xaxado, Afoxé, Capoeira e Congado são algumas das expressões rítmicas e culturais apresentadas em um show dinâmico, que une instrumentos de percussão de diversas regiões a guitarras, baixos e sintetizadores.

A oficina de canto e percussão, que acontece no Espaço CriaSana, na Serra de Macaé deverá encerrar a programação cultural, na quinta-feira (29). No mês do servidor a FMC promoveu ainda, por meio do projeto Lugares de Memória, da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, um passeio à Fazenda Airis, com a apresentação da Orquestra de Violões na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário