II CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM QUISSAMÃ ALCANÇOU A META ESTIPULADA
O RESULTADO FOI TÃO POSITIVO QUE A UNIDADE JÁ SAIU DO MUNICÍPIO COM DATA PARA VOLTAR
Segundo o Ministério da Saúde, campanhas desse tipo visam mostrar e incentivar a importância desse tipo de ação. O lema “Doe sangue, faça alguém nascer de novo”, já traduz a necessidade do ato. Atualmente no Brasil, são coletados 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano, sendo que o ideal seria 5,7 milhões.
O país precisa cada vez mais de doações de sangue, por causa do aumento de 58,3% no número de transplantes, de 2003 a 2009, e do crescimento da população. De acordo com o Ministério da Saúde, se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusões.
No entanto, apenas 1,9% da população brasileira é doadora – percentual que está dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Sangue (OMS), mas que não atende à demanda do país.
A iniciativa partiu da Articuladora Social, Norma Sueli Nogueira e contou com o apoio da Prefeitura de Quissamã para que mais uma vez, o município se destacasse em número de doações. “Fiquei muito satisfeita com o a adesão, principalmente dos jovens. Atingimos a meta estipulada e voltaremos antes do carnaval para deixar o estoque abastecido para o feriado”, pontuou.
É de suma importância que a população tenha consciência em relação aos problemas decorrentes da falta de sangue nos hospitais e crie esse hábito saudável de ajudar ao próximo, mesmo sem conhecê-lo. Com essas campanhas, é possível aumentar o estoque do Hemocentro, encurtando o caminho entre o doador e a instituição.
Jamila Valadão Romano, doou sangue pela primeira vez e falou o quanto foi gratificante. “Hoje pela manhã recebi uma mensagem pedindo doação de sangue para uma criança de quatro anos que estava precisando e quando soube da campanha, fiz questão de contribuir, pois com um gesto simples, podemos salvar vidas. Estou muito emocionada e sempre que puder, vou doar”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário