Mobilidade define ações para o Dia das Crianças
02/10/2015 09:30:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom
A Escolinha de Trânsito na Orla oferecerá orientações sobre segurança e responsabilidade
No espaço que será montado na área de convivência, os “motoristas mirins” poderão trafegar por um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. E por meio desta aula prática, os pequenos aprendem seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuros motoristas. Ao final da apresentação, os estudantes vão receber um material educativo para reforço dos conceitos trabalhados.
- Todos nós temos papel importante neste processo de melhoria da mobilidade, com mais segurança e respeito. Essa transformação no trânsito depende da educação, pois assim atuamos na prevenção. Ou seja, aprendendo estes conceitos desde crianças, maiores são as chances de formarmos condutores conscientes de suas responsabilidades, além de multiplicadores destas informações, diz o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Por meio da “Escolinha de Trânsito na Orla” e da cartilha de trânsito em formato de revista em quadrinhos “Pistinha e a Família Roda Certo”, os pequenos receberão informações sobre temas como conceito de trânsito e cidadania (direitos e deveres); elementos do trânsito (pedestres, veículos, vias e sinalização); como se comportar na calçada; como reconhecer os alertas dos semáforos e a importância da travessia na faixa de pedestres.
Além destes, também são abordados assuntos como segurança ao andar de bicicleta; comportamento seguro e educação ao andar de ônibus; quem pode ou não andar de moto e a forma segura de fazê-lo; segurança ao andar de carro (uso de dispositivos de segurança: bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação ou cinto de segurança, conforme a idade); cuidados necessários na hora de brincar na rua e educação ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário