quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Programa Academia Carioca promove saúde e qualidade de vida para 35 mil idosos

01/10/2015 08:19:00

Nesta quinta-feira, 1º de outubro, é o Dia Mundial do Idoso. No município do Rio, 35 mil idosos melhoram sua qualidade de vida com as atividades diárias da Academia Carioca. Com exercícios físicos especiais voltados para os usuários maiores de 60 anos, associados ao acompanhamento de saúde nas unidades de Atenção Primária, o programa é um espaço de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, prevenindo doenças e suas complicações, principalmente hipertensão e diabetes.

Criado em 2009, o Programa Academia Carioca já beneficiou mais de 75 mil pessoas em 182 unidades de Atenção Primária em toda cidade. Por garantir o acesso da população a práticas que visem promover o bem estar físico, mental e social, a Academia Carioca ganha cada vez mais adeptos e tem como meta alcançar 100 mil participantes até 2016.

Do total de participantes, 82% são hipertensos, 37% diabéticos e 64% têm excesso de peso. Cada Academia Carioca oferece aos usuários da rede de Atenção Primária da SMS serviços como ginástica nos aparelhos, grupos de caminhada, ginástica e alongamento, dança de salão, capoeira, gginástica laboral e atividades culturais, entre outros serviços.

Com a prática regular de exercícios, 97% dos usuários controlaram a pressão arterial, 91% a glicemia, e 93% perderam peso. Com o hábito saudável, 13% deixaram de tomar medicamentos, 87% diminuíram a dosagem e 81% diminuíram a frequência dos remédios. O programa também constatou um aumento no interesse de homens por serviços de saúde. Mas as mulheres ainda são a grande maioria dos usuários: elas representam 73% dos cadastrados. Por faixa etária, os idosos representam o maior número de participantes, são 41% dos inscritos, seguidos dos adultos de 46 a 59 anos, com 32%.

O aposentado Eliezer de Oliveira, de 66 anos, é um dos idosos participantes do Programa Academia Carioca na Clínica da Família Ilzo Mota de Mello, em Paciência. Atualmente, ele é maratonista e tem sido uma inspiração para os idosos que estão iniciando suas atividades físicas.

- Eu sempre tive vontade de fazer uma preparação física e, quando soube da oportunidade de participar do Programa Academia Carioca, logo, me inscrevi e fui muito bem acolhido. Em todas as aulas eu sempre busco motivar e inspirar todos os participantes. Sempre levo as minhas fotos e medalhas e os mostro. Desde o início das aulas até as vésperas das competições, eu realizo as minhas consultas e recebo diversas orientações médicas para que eu possa realizar uma prova segura e sem risco de lesões – disse Eliezer, que já participou das edições de Maratona de São Silvestre e do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário