quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Prossegue cadastro do ponto biométrico

01/10/2015 15:55:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto de pessoas realizando cadastro de biometria
Foto: Rui Porto Filho
A implantação do ponto biométrico ocorrerá de forma gradativa nas unidades administrativas
Com início no dia 24 de setembro, a implantação do sistema de ponto biométrico prossegue com o cadastramento dos servidores públicos municipais. Além do Paço Municipal, do Hospital Público Municipal (HPM) e do Centro Administrativo Luís Osório (Cealo), os servidores lotados em unidades da Secretaria de Saúde, relacionadas abaixo, devem se cadastrar.
Quem trabalha no HPM poderá se cadastrar, neste sábado (3) e domingo (4). Os funcionários lotados no Pronto Socorro Municipal (Imbetiba), Pronto Socorro do Parque Aeroporto e Unidade de Emergência Pediátrica (UEP) devem se cadastrar de segunda-feira (5) a sábado (11). Já quem trabalha na Secretaria de Saúde e Fundo Municipal de Saúde deve se cadastrar na segunda-feira (5) e na Casa da Vacina Bernadette Franco Pacheco e Casa do Curativo, na terça-feira (6).

Os servidores do Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos devem fazer seu cadastro de segunda a sexta-feira (05 a 09) e os da Unidade de Emergência Pediátrica (UEP), de segunda a domingo (05 a 11). O atendimento é sempre das 8h às 17h. No Centro Administrativo Luís Osório (Cealo) e no Paço Municipal, o cadastro segue até o dia 28.

A iniciativa é mais uma medida de austeridade e transparência do governo, com o objetivo, ainda, de agilizar e modernizar a gestão. Para realizar o cadastro, é necessário que o servidor apresente um documento oficial com foto, além do CPF. O não comparecimento poderá acarretar na suspensão do pagamento.

O projeto de lei 4.092/15, que institui a biometria, atenderá cerca de 16,2 mil servidores efetivos, comissionados e contratados da administração direta e indireta (incluindo estagiários e residentes). A expectativa é que todos os funcionários sejam cadastrados dentro de dois meses.

Nesse período, em paralelo, haverá a instalação dos registradores coletores de ponto. A previsão é que 212 equipamentos sejam implantados nas unidades administrativas da prefeitura. Os servidores que comprovarem problemas na impressão digital receberão cartões de aproximação. Além disso, a empresa responsável pela gestão disponibilizará software de integração e gerenciamento, com gestão de dados, suporte técnico e manutenção.

O ponto biométrico é formado por equipamentos e programas informatizados, que irão fazer o controle da entrada e saída dos profissionais, por meio de dispositivos com emissão de relatórios. Todo final de mês, essas informações serão sincronizadas com a folha de pagamento da gestão municipal. As exceções serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Controle do Sistema de Ponto Biométrico. Os servidores poderão acompanhar a marcação pelo site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br.

O registrador eletrônico de ponto atende aos padrões de segurança, integridade de dados e normas técnicas.

A implementação do ponto biométrico na administração municipal ocorrerá de forma gradativa nas unidades administrativas, de acordo com cronograma da Secretaria de Gestão Pública que será divulgado nos meios de comunicação e portal do servidor. O sistema possibilitará ampliar os mecanismos de gestão de RH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário