Educação lançará Semana da Educação Alimentar
2017-04-28 15:53:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Guga Malheiros - Arquivo Secom
Objetivo é estimular nos estudantes a adoção de uma alimentação diversificada e rica em nutrientes
A Semana de Educação Alimentar está prevista na Lei Estadual 4.856 e atende o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Entre os objetivos está incentivar o reforço da alimentação saudável com a utilização de alimentos frescos.
A Semana de Educação Alimentar também tem a finalidade de levar informações sobre a importância de práticas que buscam hábitos alimentares com a utilização de verduras e legumes provenientes da região. Para isso, a programação tem como focos priorizar a cultura alimentar, qualidade nutricional, o direito à alimentação adequada, além da variedade, sazonalidade e fortalecimento da economia local.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a Semana será mais uma oportunidade para valorizar alimentação saudável, que tem como propostas contribuir para prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes e profissionais de educação.
Durante o lançamento, os educadores irão receber sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. De acordo com a coordenadora de Nutrição, Tiane Ribeiro, além das palestras, os participantes terão a oportunidade de conhecer gêneros dos produtores da agricultura familiar local. Eles vão expor e comercializar na Feirinha da Roça, que vai acontecer durante o evento das 8h30 às 13h.
Programação - O encontro contará com palestras de especialistas na área. A primeira palestra "Direito humano à alimentação adequada: o papel das feiras para garantia desse direito", com a professora Naiara Sperandio. Já às 9h45, o engenheiro agrônomo Rogério Freire Valença vai abordar o assunto "Agricultura familiar em Macaé". Também haverá relato de experiências de agricultores e feirantes a respeito do cultivo e comercialização.
A oportunidade contará ainda com a participação da professora Vanessa Schottz, professora de Nutrição da UFRJ e convidados. No término do evento serão destacadas atividades práticas e orientações do Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (Nucane-Uerj).
Merenda - Macaé oferece, diariamente, café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar, de acordo com cada turno. A Agricultura Familiar será reforçada na merenda escolar com o fornecimento de gêneros produzidos por 80 famílias produtoras de Macaé. A rede municipal segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos provenientes da Agricultura Familiar. A iniciativa fortalece a Agricultura Familiar e também contribui com o desenvolvimento social e econômico local. Entre os gêneros da região se destacam alface, inhame, batata doce, aipim e banana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário