quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Abrigo na Praça Washington Luiz completa um mês

2017-08-24 14:30:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas na Praça Washington Luiz
Foto: Bruno Campos
Permanência é permitida de 18h até às 8h do dia seguinte
O abrigo temporário de inverno, montado na Praça Washington Luiz, no centro de Macaé, completa um mês nesta quinta-feira (24) e promove a socialização do morador em situação de rua. O local recebe uma média de 38 pessoas por noite, com permanência das 18h até às 8h do dia seguinte.
São oferecidos café da manhã, ticket para almoço no Restaurante Popular e jantar - doado por empresas e instituições. As doações são recebidas em um contêiner. O banheiro funciona 24 horas e até o fim da ação, que tem duração inicial prevista para 90 dias.

- Todos os dias há doações. Só uma empresa de cama, mesa e banho doou 80 cobertores. Também recebemos travesseiros, agasalhos, sapatos, produtos de higiene social, entre outros, que suprem o frio e as necessidades dos acolhidos -, disse secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires.

Para que o convívio entre os abrigados seja harmonioso, a secretaria determinou algumas regras: a entrada só é consentida até às 22h, não são permitidas agressões físicas e verbais, consumo de álcool e outras drogas, portar material cortante, manter relações sexuais, e levar crianças ou adolescentes para as tendas.

Por meio de parceria, a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria de Educação, e o Instituto Embelleze oferecem cortes de cabelo, barba e design de sobrancelha. A Secretaria de Ordem Pública mantém uma base móvel de segurança, com monitoramento e agentes da Guarda Ambiental 24 horas no local.

De acordo com a secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Ana Lúcia Ribeiro, quatro pessoas foram encaminhadas e já conseguiram emprego - incluindo acolhidos pela Pousada da Cidadania. Foram emitidas seis certidões de nascimento, 18 carteiras de identidade e nove carteiras de trabalho para quem não possuía os documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário