sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Prefeitura inicia pós-graduação gratuita em Gestão Escolar

2018-02-22 11:14:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
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pessoas sentadas dentro de um auditório
Foto: Ana Chaffin
Aulas são oferecidas para 100 diretores adjuntos, professores e orientadores pedagógicos da rede municipal
“Entre o público e o privado – O Estado e a Sociedade” foi o tema de abertura, quarta-feira (21), das aulas da pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, oferecida, gratuitamente, pela prefeitura para 100 diretores, diretores adjuntos, professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino. O curso será ministrado todas as quartas-feiras, das 8h ao meio-dia. A aula inaugural, realizada no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, falou sobre o fortalecimento da rede e das relações interpessoais a partir da pós. A pós-graduação acontece em cumprimento à lei para eleição de diretores e a seleção dos candidatos foi feita por meio de inscrições online, encerradas no dia primeiro.
O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG), em parceria com a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior. As aulas serão ministradas por professores mestres e doutores, sendo boa parte da rede municipal de ensino e parceiros, além da FeMASS, que emitirá os certificados de conclusão do curso, também a Salesiana. Inês Barreto coordena o programa da pós junto com as professoras Cremilda Barreto Couto e Regina Célia Santos Nascimento.

A primeira aula foi dada por Cremilda junto com o professor Júlio César Boldrini e contou com a presença, na abertura, da diretora da FeMASS, Cláudia Leite, e Flaviá Picon, da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, responsável pelo Centro de Formação. Os professores apresentaram a grade de sua disciplina sobre o Estado, democracia, Constituição do Estado Democrático Brasileiro, Neoliberalismo, direitos do cidadão e deveres do Estado, interesses privados e coletivos, organizações públicas e privadas, diálogo público/privado: limites e possibilidades e análise de Políticas Públicas e seus problemas.

A duração do curso será de um ano e 10 meses, sendo concluído em 2019, com um total de 360 horas/aulas e 89 encontros presenciais. Os pós-graduandos serão avaliados com ênfase também nas seguintes disciplinas: Gestão Pública Educacional; Gestão de Qualidade ou Qualidade na Gestão?; Planejamento Sistêmico:Relações-Processo-Resultado; Escola – Violência – Diversidade Social; Gestão de Pessoas; Pesquisa e Gestão: O Papel Administrativo-Pedagógico do Gestor; Identidade de Escola: História e Memória; Educação e Tecnologias no Espaço Escolar; Importância da Comunicação Interna; Eu e a Escola; projeto e trabalho final.

- Com esta pós espero obter mais conhecimento e poder colocar em prática tudo o que aprender. Gosto de estudar e este é um grande momento para a minha carreira -, disse a diretora adjunta do Colégio Municipal do Sana, na região serrana macaense, Suze Barbosa do Couto.

O que é o CFCG

O Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG) desenvolve variadas atividades de formação continuada com os profissionais da Educação macaense. São cursos de curta duração, palestras, pesquisas e também realiza divulgação pedagógica e científica. Além disso, a equipe documenta a história da Educação do município. A formação continuada foi estruturada para atender as legislações e fortalecer esse espaço fundamental na organização, sistematização, entendimento e reflexão das práticas pedagógicas da rede municipal de ensino de Macaé.

O objetivo da criação do Centro foi possibilitar uma aproximação entre a atuação em sala de aula e os conhecimentos que se fundamentam atendendo e qualificando os educadores que trabalham nas escolas municipais.

No ano passado, o CFCG ofereceu cerca de 70 cursos atendendo 4.500 profissionais da rede, entre eles, professores, orientadores pedagógicos, auxiliares de serviços escolares e outros em 184 turmas de formações. Segundo a coordenadora, Regina Célia, o objetivo é democratizar o conhecimento para os profissionais da rede. "Damos ferramentas de qualidade pedagógica com foco no conhecimento e na formação do ser humano".

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