Conheça nossos resultados em gestão de recursos hídricos e projetos socioambientais no Fórum Mundial da Água
Durante a oitava edição do Fórum Mundial da Água, que acontecerá entre 19 e 23 de março, em Brasília, apresentaremos resultados de iniciativas adotadas para a gestão de recursos hídricos e efluentes, assim como de projetos socioambientais apoiados pela companhia. Fomos a primeira empresa brasileira a se associar ao Conselho Mundial da Água (WWC) em 2005. Agora, em 2018, seremos uma das principais patrocinadoras do fórum e teremos um estande no evento, que será sediado pela primeira vez por um país do hemisfério sul e deve atrair um público de 40 mil pessoas.
“Água é essencial à vida e vital para as nossas operações. Investimos em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico visando à racionalização constante do seu uso em todas as nossas instalações. Além disso, atuamos em conservação e recuperação de mananciais por meio de projetos do Programa Petrobras Socioambiental”, destaca o diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto.
Em 2017, somente com iniciativas para reuso de água, atingimos um volume total reutilizado de 25,4 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 12,5% da demanda total de água doce nas instalações. Esse volume reusado, suficiente para abastecer uma cidade de 615 mil habitantes por um ano, permitiu em 2017 uma economia estimada de R$ 24 milhões nos custos de captação de água e lançamento de efluentes.
Entre as práticas de gestão que serão levadas por nós para o Fórum está o Índice de Risco de Escassez Hídrica (IERH), elaborado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que permite avaliar a exposição das nossas instalações a riscos de escassez hídrica. A iniciativa será apresentada na sessão temática “Casos financeiros de investimentos em segurança hídrica”, no dia 22/3, às 9h. No dia 20/03, às 9h, representantes da Petrobras participarão da sessão “Conectando cidades com suas bacias hidrográficas para um futuro com segurança hídrica”. Na ocasião, serão compartilhadas as ferramentas utilizadas e os principais resultados obtidos para a companhia e paras as bacias hidrográficas onde está inserida.
Em nosso estande no Fórum Mundial da Água, também serão apresentados alguns dos projetos ligados ao tema água patrocinados pela companhia. Entre 2014 e 2017, o Programa Petrobras Socioambiental investiu mais de R$ 850 milhões em projetos socioambientais. Foram desenvolvidas ações que resultaram em 1,6 milhão de hectares com atividades de conservação, reconversão produtiva e recuperação de áreas degradadas, além da proteção de nascentes e de biodiversidade dessas áreas. Ao todo, serão 26 palestras no estande da Petrobras sobre iniciativas e resultados da companhia na gestão e utilização da água, seus projetos de pesquisas relacionados ao tema e sobre os projetos patrocinados. Os encontros acontecerão pela manhã e à tarde e são abertos ao público.
Confira aqui a programação das nossas palestras
Postado em: [Institucional]
Nenhum comentário:
Postar um comentário