A Coordenação de Políticas para as Mulheres de Maricá, da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, programou uma série de eventos abertos à população em comemoração ao Mês Internacional da Mulher (veja aqui a programação). Serão 21 dias de ações em março que irão relembrar conquistas, reforçar direitos e alertar contra o assédio sexual através de orientações com profissionais de várias áreas, esquetes teatrais ao ar livre, panfletagens e oficinas de vivências diversas.
No próprio dia comemorativo, 8 de março, às 10h, o “Grito das Mulheres” – ato público na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro – será encabeçado por representantes femininas de diversas pastas, como Assistência Social, Trabalho, Administração, Cultura, Turismo, Políticas para a Terceira Idade, Políticas Inclusivas e Agricultura, Pecuária e Pesca, além de entidades como o Movimento Negro Unificado (MNU), União de Negros pela Igualdade (Unegro), União Brasileira de Mulheres (UBM), Ministério Público do Trabalho e Fundação Pestalozzi. No mesmo dia e horário, todos os postos de saúde promoverão palestras e orientações específicas sobre direitos das mulheres.
Dia 16/03, às 10h, acontecerá a Feira de Artes Urbanas (FAU) na Casa da Mulher, na Praça Orlando de Barros Pimentel, com foco especial no público feminino, envolvendo as secretarias de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, de Cultura e de Economia Solidária. Dia 17, das 10h às 14h, haverá uma vivência com as índias da Aldeia Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí, com comidas típicas, artesanato, dança, crenças e a língua guarani. Dia 22, às 19h, será entregue o Prêmio Heloneida Studart pela Coordenação de Políticas para as Mulheres, em solenidade no Cine Teatro Henfil, para os destaques femininos do ano.
Já dia 27, às 19h, os órgãos públicos se unirão no lançamento da campanha contra o assédio sexual, com panfletagem e esquetes teatrais aos passantes do Terminal Rodoviário do Centro. Dia 30, às 19h, a Secretaria de Cultura apresenta um tributo musical a Elis Regina na sessão “Sala Cult Especial – Mulheres” no Cine Teatro Henfil.
A Caminhada e a Roda de Conversa sobre a Mulher Negra acontecem nos dias 23/03 e 06/04, sempre às 17h, na Praça Tiradentes, em Araçatiba. E durante todo o mês de março, os CRAS da cidade farão oficinas e dinâmicas específicas para o público feminino: de 05 a 08/03 às 9h na unidade de Itaipuaçu, dia 06 às 9h no Jardim Atlântico e dia 13 às 13h na unidade da Região Oceânica.