Prefeitura realiza audiência pública para criação de Distrito Empresarial Logístico e Portuário em São Mateus
27/04/2018 | Setor: Planejamento e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Capitação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, realizou na tarde de ontem, (26), no auditório do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), uma audiência pública para tratar sobre a alteração do Plano Diretor do Município (Lei Complementar 123/2016) e a Criação do Distrito Empresarial Logístico e Portuário de São Mateus. Na mesa de honra, o evento contou com a presença do Procurador do Município, Thiago Bringer, do Secretário Municipal de Turismo, Cláudio Lins, José Luis Ferreira, da Associação dos moradores de Uruçuquara e dos vereadores Paulo Chagas e Doda Mendonça.
Durante a audiência, o Secretário Municipal de Planejamento, Capitação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, Nilvans Borges, explicou aos presentes que o Distrito Empresarial Logístico e Portuário de São Mateus, consiste em uma área de cerca de 30 mil hectares que será criada na região onde será instalado o Complexo Portuário de São Mateus (CPSM), próximo Uruçuquara, ultrapassando a BR-101, perto da divisa com Jaguaré, que serão destinadas para a instalação de empreendimentos empresariais, industriais e portuários de categoria logística.
Para que o distrito seja criado, é necessário fazer alterações no Plano Diretor do Município que contemplem a delimitação da área. A proposta será encaminhada para apreciação da Câmara Municipal. "O objetivo é fazer com que esse distrito seja criado para fazer uma ordenação da ocupação do solo urbano de forma racional. Todo crescimento requer mudança e essa mudança precisa vir com adequação. O objetivo central da alteração do projeto de lei é adequar o que é necessário para que haja esse crescimento ordenado", frisou Nilvans Borges.
Na ocasião, Thiago Bringer, Procurador do Município, ressaltou a importância da iniciativa para o planejamento urbano de forma cuidadosa e detalhada: "É uma oportunidade imensa para a cidade, junto com todos os investimentos satélites que virão. Estamos projetando a cidade para além do nosso tempo".
José Luis Ferreira, representante da Associação dos moradores de Uruçuquara, também destacou a relevância da criação do distrito. "Tudo aquilo que se faz com responsabilidade gera recursos, e o Município precisa de grandes investimentos para poder dar conta da grande demanda. Os moradores de Uruçuquara sabem da importância que isso vai trazer para São Mateus e região", concluiu.
Outras informações:
Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
planejamento@saomateus.es.gov.br
Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
planejamento@saomateus.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário