quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Ações de paisagismo, jardinagem e poda de árvores em 25 bairros esta semana

Publicada em 17/10/2018, às 16h45
Por Amilton Freixo de Brito (afbrito@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi

Divulgação Semmam
Poda e paisagismo
Equipe de paisagismo em Bento Ferreira(Ampliar imagem)
Divulgação Semmam
Poda e paisagismo
Equipe de poda de grama em Bento Ferreira(Ampliar imagem)
Os serviços de poda de árvores, paisagismo e plantio de grama continuam a todo vapor em diversos pontos de Vitória. Dez equipes da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) foram distribuídas para atuar em 25 bairros. 
Além dessa programação, uma equipe dá continuidade aos serviços de poda dos coqueiros da Curva da Jurema, iniciados na semana passada, e começa a poda no Parque Tabuazeiro.
Uma equipe também atua na praça Américo Poli Monjardim, no Forte São João, conhecida como "Rampa do Índio", e no Parque Municipal do Mulembá com serviços de aceiro (desbaste ao redor de um terreno para impedir propagação de incêndio).
Equipes especializadas de jardinagem, paisagismo, podas e reposição de gramas estão atuando na Enseada do Suá, Santa Helena, Praia do Suá, Jardim da Penha, Mário Cypreste, Caratoíra, Bairro do Quadro, Praia do Canto, Ilha do Boi, Maruípe, Resistência, Forte São João, Jardim da Penha, Aeroporto e Santa Martha.
Ainda haverá serviços de poda de árvores nos bairros Santa Lúcia, Bairro do Quadro, Bairro da Penha, Mata da Praia, Jardim Camburi, Praia do Suá, Praia do Canto e Maruípe.
Divulgação Semmam
Poda e paisagismo
Equipe de poda de grama na Praça dos Namorados (Ampliar imagem)
Divulgação Semmam
Poda e paisagismo
Equipe de poda de grama na avenida Adalberto Simão Nader(Ampliar imagem)

Programação

Toda a programação e o roteiro das ações são discutidos e planejados na semana anterior pelos técnicos da Semmam. O planejamento contempla as ações planejadas ao longo do ano e também as demandas que chegam através do Fala Vitória 156.
"Equipes extras atendem aos pedidos que encaminhamos a qualquer hora do dia e até nos finais de semana. O que é urgente é resolvido imediatamente e o que pode entrar em uma programação é inserido dentro do planejamento de trabalho da semana seguinte", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Casos de emergência

Em situações de emergência, como acidentes automobilísticos, chuvas e ventos fortes ou outro tipo de ocorrência que envolva alguma espécie de árvore, as ocorrências são atendidas quase que imediatamente após a comunicação chegar à Semmam.

Pedidos

O cidadão que achar que uma árvore precisa ser podada pode fazer o registro pelo Fala Vitória 156. Depois de registrada a ocorrência, um técnico vai ao local e faz uma avaliação para agendar o serviço. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos.
A programação e o roteiro de trabalho dos serviços de poda de árvores obedecem à época das espécies, já que algumas árvores crescem mais que as outras e necessitam menos do serviço de poda.
O munícipe pode plantar árvores em locais públicos?
Não. O plantio de mudas de árvores em áreas públicas é de competência e responsabilidade do município. Os plantios ocorrem após avaliação prévia de um técnico.
A equipe técnica responsável pelo plantio de uma árvore, por sua vez, leva em conta a segurança do local, iluminação, distanciamento das edificações, equipamentos, entre outros elementos físicos, bem como se trata-se uma área de proteção ambiental ou outras.
Os plantios são executados exclusivamente pela Prefeitura de Vitória, obedecendo às diretrizes técnicas de plantio previstas na lei municipal n° 8.696/2014.
Divulgação Semmam
Poda e paisagismo
Equipe de paisagismo na avenida Dante Michelini(Ampliar imagem)
Divulgação Semmam
Poda e paisagismo
Poda de árvores em Jardim Camburi(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário