INVESTIMENTO
PMB e Caixa assinam contrato visando a modernização da iluminação pública
11/12/2018 17:54
No ano de 2013, quando o primeiro mandato do prefeito Zenaldo Coutinho teve início, a iluminação pública de Belém era feita quase totalmente com lâmpadas a vapor de sódio, de cor amarela. Esse panorama está sendo mudado gradativamente, com a troca dessa iluminação por lâmpadas de LED, a vapor metálico, na cor branca, e ganha um reforço com a assinatura de um contrato de Assessoramento Técnico entre a Prefeitura de Belém e a Caixa Econômica Federal, realizada na manhã desta terça-feira, 11.
A assinatura desse contrato permite à Caixa Econômica a elaboração do projeto de Parceria Público Privada (PPP), visando a modernização da iluminação pública da capital paraense, sendo que Belém é a primeira cidade a assinar esse tipo de contrato.
Os recursos da Caixa disponíveis são de R$ 3 milhões, com contrapartida da Prefeitura de R$ 300 mil. O convênio ainda passará por outras etapas até chegar à contratação da empresa que executará os serviços de troca das lâmpadas e manutenção.
As Parcerias Público Privadas foram estabelecidas pela Lei Federal número 13.529/2017. Para o prefeito Zenaldo Coutinho, essa é uma alternativa para entidades governamentais. “É uma realidade que está a cada dia mais presente nas administrações públicas. Parcerias desse tipo ajudam no gerenciamento”, detalhou.
LED - A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), está trocando as lâmpadas amarelas por LED, que é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”, uma tecnologia mais econômica e durável.
“Um dos pontos desse contrato é a universalização das lâmpadas de LED. A troca das lâmpadas já pode ser vista em bairros mais centrais de Belém, mas estamos expandindo para locais mais periféricos, assim como para os distritos de Icoaraci e Mosqueiro”, exemplificou o prefeito.
Outro ponto positivo da melhoria da nova iluminação pública é a tecnologia. “Com a nova iluminação teremos também a tecnologia do monitoramento remoto. Isso significa que cada lâmpada ou poste poderá ser controlado à distância e ser reparado, em caso de defeito, em muito menos tempo”, explicou Roberto Moreira, engenheiro civil da Caixa.
Trocas - Desde o ano de 2013, do total de 91 mil pontos de iluminação em toda a cidade de Belém, a substituição de padrão - de lâmpadas amarelas para brancas - já atingiu 49.610. Este ano, foram efetuadas troca de padrão em 8.227 pontos nos bairros do Mangueirão, Maracangalha, Telégrafo, Val de Cans, Condor, Fátima, Una, Aurá, Guanabara, Coqueiro e Icoaraci.
Também foram instaladas 373 luminárias LED nas avenidas Tamandaré, Augusto Montenegro e na rua Gama Abreu, além da iluminação na orla da praia do Paraíso, em Mosqueiro. Foram recuperados 32.607 pontos, com substituições de lâmpadas, reatores, relés, bases de relés e conectores. Também foram executadas 5.495 podas em árvores que estavam prejudicando a eficiência da iluminação pública.
A assinatura do convênio teve também a presença de assessores da Caixa Econômica, da titular da Seurb, Anete Klautau, e do presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas.
Por Dedé Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário