Casa de acolhimento de moradores de rua é inaugurada na Cidade
Publicada em: 29 de Abril de 2019 - 16h59Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Um encontro de muita alegria e gratidão! Assim foi a noite da última sexta-feira, dia 26, em que Rio das Ostras inaugurou a Casa do Sorriso, com a presença do prefeito Marcelino Borba e outras autoridades. O novo espaço, que funciona em prédio próprio do Município, é um equipamento da Assistência Social que oferece atendimento e acolhimento à população de rua.
A Casa do Sorriso tem capacidade para atender 26 pessoas, com uma boa estrutura para alimentação, banho e até para dormir, sendo que atualmente o local já conta com 18 indivíduos em atendimento.
O prefeito Marcelino Borba destacou a parceria das igrejas católica e evangélicas, vereadores e secretarias municipais, que proporcionou a transformação do local e tornou esse projeto possível. Ele ainda lembrou que o prédio foi comprado em 2012 e ficou abandonado por anos.
“Hoje, com esse apoio, conseguimos transformar esse espaço para o morador de rua. Aqui eles têm carinho, assistência, mas precisamos criar mecanismos para ofertar oportunidade para estas pessoas, trabalhar para quem realmente precisa. Tenho certeza que todos têm um talento e capacidade para serem inseridos no mercado de trabalho e estamos aqui para dar uma direção para eles e que possam buscar uma vida com mais dignidade”, ressaltou o prefeito.
A secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho, também falou da colaboração dos parceiros para melhorar, adequar e humanizar o espaço, destacando do apoio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, que realiza um trabalho totalmente voltado para transformação e construção de um novo projeto de vida para esse público.
“A habitação é algo muito importante para o ser humano e entendemos que há necessidade de políticas públicas mais efetivas para isso. Esse espaço é para que os moradores de rua possam se proteger, serem ouvidos e sejam orientados quanto à garantia de direitos. Tivemos o apoio das igrejas e voluntários, que têm um papel fundamental nesse trabalho e contamos hoje com uma equipe técnica qualificada, que preparou tudo com muito carinho e cuidado para que sejam acolhidos e fortalecidos em novas oportunidade de mudança”, concluiu.
ESTRUTURA – A Casa do Sorriso possui cinco quartos, cozinha, três banheiros, salas de administração e reunião e área externa com jardim. No espaço também será iniciado o desenvolvimento de um projeto pedagógico em parceria com o curso de Psicologia da UFF, visando fortalecer o acolhimento e implementação de novas ações para atender melhor às necessidades do público atendido.
Para a diretora da Casa do Sorriso, Linete Santana Guimarães, esta é a realização de um sonho e que todo o trabalho valeu a pena. “Meu coração transborda de alegria e gratidão, pois nos está sendo entregue um espaço digno e que vai acolher pessoas em vulnerabilidade social que, muitas vezes, são invisíveis aos olhos da sociedade e que trazem, em suas bagagens, histórias de vida. Só tenho a agradecer a Administração Municipal por todo esse carinho, atenção e confiança nesse trabalho que pode reconstruir a vida de muitas pessoas aqui”, completou Linete.
Também estiveram presentes na inauguração o ministro da Palavra da Igreja Nossa Senhora da Conceição, Raimundo; o pastor da Igreja Evangélica Catedral da Adoração, Rodrigo de Oliveira; o procurador-geral do Município, Luiz Henrique Borges; vereadores e secretários municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário