Exposição Gira reúne diferentes linguagens artísticas da cultura afrobrasileira
Publicada em 04/11/2019, às 07h00
Por Ricardo Aiolfi (rabarone@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação – Gira
Obras da exposição estão em profundo diálogo por meio da circularidade que é inerente às práticas culturais afrobrasileiras
Pintura, instalação, fotografia e escultura reunidas numa única exposição. Além da diversidade de linguagens, o que chama a atenção na exposição “Gira” são as expressões de sete jovens artistas em torno das experiências afrobrasileiras e suas contribuições na cultura brasileira, no sistema de arte e na história da arte.
A abertura acontece nesta segunda-feira (4), a partir das 19 horas, e segue aberta ao público até 6 de dezembro, no Museu Capixaba do Negro (Mucane).
A exposição fica aberta de terça a sexta-feira, das 14 às 19 horas. Para mais informações ou para agendar visita de grupos, ligue para 3222-4560 ou mande e-mail para mucane@vitoria.es.gov.br . O Mucane é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura.
A exposição "Gira" é um projeto independente de iniciativa da curadora Napê Rocha e do grupo de artistas formado por Castiel Vitorino Brasileiro, Felipe Lacerda, Ione Reis, Julia Muniz, Kika Carvalho, Natan Dias e Rafael Segatto.
O grupo tece diálogos desde 2015 e tem promovido eventos, espaços formativos e exposições cujo objetivo é evidenciar as presenças e contribuições afrobrasileiras no campo das Artes e na sociedade brasileira em diferentes espaços da Grande Vitória.
Cultura afrobrasileira
Na exposição, nenhuma obra está isolada, todas elas estão em profundo diálogo por meio da circularidade que é inerente às práticas culturais afrobrasileiras. A curadoria, os artistas e o educativo da exposição partem de um repertório afrobrasileiro para expressar questões políticas, afetivas e identitárias com o objetivo de atingir uma multiplicidade de sujeitos e públicos.
Conversa pública
O grupo de artistas estará no Mucane no dia 28 de novembro, às 19 horas, para uma conversa sobre as obras presentes na exposição. O público vai poder conhecer mais sobre o trabalho, entender as concepções presentes nas ideias de cada artista e ainda poder dialogar sobre as questões afrobrasileiras contidas nas obras.
Sinopse
A gira é a instauração de um espaço material e simbólico que se presta à comunicação direta ou intermediada entre os diversos planos da existência.
Na exposição "Gira", o corpo é mobilizado para uma experiência integrada com o espaço e os elementos que a compõem. Há nesse esquema a criação de uma dialogia por meio de uma complexidade de incorporações de singularidades e coletividades diversas que organizam a manutenção da própria vida.
A partir da ideia de uma circularidade das relações, o arranjo expográfico privilegiará a produção de um jogo de tensões, aproximações e afastamentos provocados pelos próprios trabalhos, de modo a materializar um bioma semântico e estético que dá primazia a uma percepção incorporada do espaço e das obras selecionadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário