quarta-feira, 11 de dezembro de 2019


Vila Velha vai discutir Projeto Orla durante workshop


De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Peggy Maressa| Foto: Walter Closs
Criado: 10 de dezembro de 2019

As mobilizações para a gestão de praias já começaram. Nesta segunda-feira (9), ocorreu uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, na sede da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica, para discutir a realização de um workshop, previsto para ocorrer em janeiro de 2020. O objetivo é apresentar o que é o Projeto Orla.
 
O projeto orienta o uso racional desses territórios; promove a qualificação ambiental e urbanística, entre outros pontos. Alguns temas serão debatidos, como: preservação ambiental, utilização para esportes, uso do espaço por banhistas, atividade de lazer e turismo e até comércio.
 
“Implementar o Projeto Orla no município é importante pois, durante esse processo, será construído o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), que trata-se de um instrumento que vai auxiliar na gestão desses espaços, visando ordenar sua utilização de forma equilibrada, qualificada e sustentável”, explicou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), Caroline Jabour.
 
Durante o workshop será apresentado o cronograma de oficinas, a metodologia do trabalho e ações voltadas à gestão desses espaços. A representante da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Inez Monfardini de Freitas, que também integra a coordenação estadual do projeto, ressaltou que o município figura como protagonista da construção de um plano municipal de gestão das praias por meio de treinamento e workshop de capacitação envolvendo a sociedade civil.
 
 “É uma oportunidade da sociedade civil e representantes dos setores que participam e atuam na orla estarem compartilhando as suas experiências locais de vivencia e uso da orla junto com o governo. A Prefeitura tem oportunidade de levar tanto para população quanto para os seus técnicos as experiências de uma formulação do que se quer para orla a curto, médio e longo prazo. É uma forma de agregar conhecimento e propor ações para orla em geral”, finalizou. 
 
Participaram da reunião o arquiteto urbanista e mestre em Gestão Pública, Enio Ricardo Gomes Junior; a secretária interina de Serviços Urbanos, Maria Cândida Ramos Donatelli; a subsecretária municipal de Meio Ambiente, Marjorye Boldrini da Silva; a representante do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Christianne Bittencourt, e equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário