Na Tribuna Cidadã, Mopam cobra do Executivo políticas para autistas
Ela afirma que tem feito diversas cobranças ao governo municipal, mas ainda não obteve uma resposta concreta. “Hoje, o Mopam conta com quase 600 famílias e a maioria depende do SUS. Desde janeiro, dialogamos com a nova gestão, sem avanços. Uma carteirinha deve custar R$ 7 para ser impressa e, mesmo com um valor tão baixo, nenhuma foi emitida.”
Lucia ainda cobrou a falta de um censo para que Macaé identifique os casos e desenvolva as ações necessárias. “Estudos apontam que 1% da população tem autismo. Com base no último levantamento do IBGE, há 260 mil habitantes aqui, ou seja, 2.600 pessoas com o Transtorno do Espectro do Autista (TEA). Onde elas estão?”
Na sessão de ontem (29), o presidente Cesinha (Pros) teve um requerimento aprovado para que o Executivo se posicione sobre o senso. O Mopam também defende que a cidade tenha uma clínica de referência para atendimento dos autistas, com atendimento especializado e multidisciplinar.
Amaro Luiz (PRTB), Iza Vicente (Rede) e Luiz Matos (PRB) reforçaram o apoio do Legislativo nas reivindicações apresentadas.
Covid-19
Na abertura, Cesinha comemorou a inclusão dos pais e tutores de pessoas com deficiência (PDC), síndrome de Down e autismo na imunização contra a Covid-19. “Esta foi uma luta que tive ao longo dos últimos meses. Agradeço ao Executivo pela sensibilidade, que beneficia diretamente centenas de famílias.”
O programa
Devido às restrições sanitárias no período de pandemia, a Tribuna Cidadã passou a ser transmitida – sem participantes no plenário – exclusivamente por meio da TV Câmara (https://www.cmmacae.rj.gov.br/tv-camara/). Embora a transmissão seja ao vivo, a gravação permanece disponível na íntegra.
Quem tiver interesse em participar da Tribuna Cidadã, basta enviar um e-mail para secretaria@cmmacae.rj.gov.br e solicitar a sua inscrição. A Diretoria de Assuntos Legislativos enviará as orientações sobre datas disponíveis e informações necessárias para confirmar a participação, que é aberta a qualquer morador da cidade. Jornalista: Júnior Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário