Reunião de diretores apresenta perspectivas para o ano letivo de 2022
Diretores das escolas municipais participaram nesta sexta-feira (26) da reunião de prestação de contas e perspectivas para o ano letivo de 2022. O encontro realizado no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária foi direcionado aos gestores da Educação Infantil no turno da manhã e do Ensino Fundamental no período da tarde.
Com o tema "Contexto da gestão democrática na rede municipal de Macaé a serviço da qualidade de educação para todos'', a programação foi aberta pela Secretária de Educação, Eliane de Araújo.
''As ações da pasta estão sendo apresentadas, para isso o diálogo e a escuta são essenciais. É muito bom ver todos os gestores se dedicarem no trabalho das escolas e executarem a gestão da melhor forma. Estamos vivendo um momento atípico, mas a expectativa é que tenhamos cada vez mais alegria e brilho no olhar. Que todas as ações voltadas para este fim do ano letivo sejam encerradas positivamente", ressaltou.
Durante a reunião as secretárias e superintendentes pontuaram questões relevantes para a gestão das escolas municipais. A secretária adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes, pontuou que o encontro teve a finalidade de destacar a prestação de contas das ações da educação, os anseios dos gestores e os ajustes para o ano letivo de 2022. "Temos que pensar no próximo ano letivo e resgatar a reflexão sobre a importância do nosso papel na rede municipal e as vivências. O papel da educação é essencial, que tenhamos raiz para exercer nossa missão diante do processo de ensino, pois a educação se divide em quatro eixos atendendo desde à criança ao Ensino Superior", pontuou. Leandra também apresentou o livro "Macaé Cidade do Conhecimento – uma década para não ser esquecida”, que foi lançado em 2020.
No encontro foram repassadas informações sobre temas como; processo de eleição de diretor e Conferência Municipal de Educação , adiados para 2022 em função da pandemia, Plano de Cargos e Salários, retorno da Coordenação de Gestão Democrática, validação do ano letivo 2021 e a importância da atualização dos planos de trabalho, transição segura dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, remanejamento de professores, processo seletivo-concurso público, dedicação exclusiva (DE), reorganização dos técnicos da pasta, programa Par Perfeito.
Também foram destacadas abordagens como: Fundeb, atendimento do Cemeaes , atendimento dos alunos com deficiência, aquisição de materiais e chamamento público, além do programa Busca Ativa e calendário preliminar 2022, transporte e infraestrutura nas escolas.
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