quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Alunos do Pré-Vestibular Social se preparam para o Enem

26/10/2016 15:13:00 - Jornalista: Joiciana Hotz
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto da Cidade Universitária
Foto: Rui Porto Filho
Aulas acontecem na Cidade Universitária e envolvem 240 alunos
Alunos de todo país estão em contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 6 de novembro. A prova, além de ser um identificador de desempenho dos alunos, é a porta de entrada das universidades mais disputadas. Pensando nisso, o Pré-Vestibular Social, da prefeitura, realiza, na quinta-feira (3), um aulão para finalizar o ciclo que antecede o Enem.
Na tarde desta terça-feira (25), houve um momento de integração do conteúdo pedagógico com atualidade e apresentação de trabalho sobre a ditadura militar no Brasil e seus reflexos. Logo após, os alunos se engajaram na campanha Outubro Rosa para o alerta sobre o câncer de mama. O coordenador geral do Pré-vestibular Social, Reginaldo de Moraes, explicou a importância de trabalhos e atividades lúdicas para os próximos dias.

- Nesse período que se aproxima do Enem e vestibulares é comum que os alunos fiquem tensos e ansiosos. Por isso, buscamos envolvê-los em atividades possíveis de trabalhar o conteúdo pedagógico e, também, inseri-los nos assuntos do cotidiano de forma leve e descontraída - disse o coordenador.

Morador da Bicuda, na região serrana de Macaé, o aluno Pedro dos Santos, 18 anos, está determinado a cursar Engenharia de Automação. Para isso, se prepara para conseguir uma boa pontuação no Enem e para os vestibulares que se aproximam. "O bom de estar aqui é que temos aprofundamento sobre os principais temas. Nesta tarde, por exemplo, fizemos um trabalho sobre a ditadura e seu contexto histórico. Isso abre o senso crítico", enfatizou o estudante.

Este ano, são 240 alunos matriculados no Pré-Vestibular Social, sendo 80% oriundos de escolas públicas. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Educação e, desde maio, funciona na Cidade Universitária em parceira com Fundação Educacional de Macaé (Funemac), onde os alunos têm oportunidade de conviver com os universitários e conhecerem de perto as Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o campus: Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há ainda a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) que está sendo instalada.

A Cidade Universitária está situada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário