segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Saúde reforça importância do combate à tuberculose

31/10/2016 12:22:00 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Saúde
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Fachada do posto Dr. Jorge Caldas
Foto: João Barreto
Centro de Saúde Jorge Caldas funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
Apesar de todos os avanços obtidos nos últimos anos, a tuberculose ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que ocorram 8,6 milhões de casos novos e 1,3 milhão de óbitos ao ano. O elevado número de casos e de óbitos representa uma alta carga para a sociedade e para o sistema de saúde. Em Macaé, o Programa de Combate à Tuberculose notificou 120 novos casos da doença em 2015. Este ano, de acordo com informações da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, já foram 105 pacientes notificados até o momento, o que reforça ainda mais a importância do combate e prevenção da doença em âmbito municipal.
A tuberculose é uma doença de complexo controle, afetando principalmente populações mais vulneráveis. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil encontra-se entre os 22 países de alta carga que concentram aproximadamente 80% das ocorrências do mundo, ocupando a 16ª posição em número de registros, tendo notificado 71.230 casos novos em 2012.

Em Macaé, as pessoas com suspeita, ou portadores da doença são atendidas no Centro de Saúde Jorge Caldas (Rua Tenente-Coronel Amado, s/n, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. "O paciente, mesmo sem diagnóstico, mas com suspeita, pode nos procurar", informa a coordenadora de Vigilância e Saúde, Ana Paula Dal-cin. No local é feita a prova tuberculínica, exame que detecta a doença, com resultado em 72 horas.

Mensalmente são atendidos, em média, 210 pacientes. O grupo é composto por quem já tem o diagnóstico e por aqueles que passam por um processo de investigação. Desde 1998, já passaram pelo programa 5.101 usuários. Apesar do número de infectados ser expressivo, o tratamento especializado tem surtido bons resultados, mantendo Macaé com uma taxa de mortalidade muito baixa. Desde 1998, 28 mortes foram registradas.

Tratamento – Para conter o avanço da doença e, sobretudo, evitar mortes, Macaé foca suas ações em dois pilares: o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno. Para tanto, é necessário estar atento aos sintomas, como tosse por três semanas e mais, com ou sem febre.

"O diagnóstico da tuberculose é simples, rápido, e, além de garantido pelo SUS, pode salvar muitas vidas. Vale lembrar que a adesão ao tratamento é fundamental para a cura e para a diminuição da transmissão da doença", explica Ana Paula. Ela destaca que o medicamento de combate à doença é fornecido gratuitamente no município, porém, é necessário tomá-lo de forma consistente durante seis meses, mesmo que os sintomas desapareçam antes disso. Seguindo estas orientações, a grande maioria dos pacientes obtém a cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário