quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Monitores Ambientais recebem treinamento para o verão

26/10/2016 16:26:00 - Jornalista: Ana Menezes
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto do treinamento de monitores ambientais
Foto: Alexandre Magoo
Capacitação no Sana busca preparar equipe em período de maior presença de visitantes
Com objetivo de garantir mais segurança durante a alta temporada do verão, quando as cachoeiras do Sana recebem cerca de 48 mil visitantes, os monitores da Secretaria de Ambiente (Sema) e da Ong APPAC Tororó participaram, nesta terça-feira (25), do Curso Básico de Primeiros Socorros, ministrado pela equipe de treinamento da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O objetivo é capacitar os profissionais para atuação em situações de urgência e emergência, em áreas vulneráveis a acidentes.
De acordo com o instrutor da Defesa Civil, Eduardo Lopes, as orientações sobre como se deve agir em casos de afogamentos, quedas, paradas cardiorrespiratórias, desmaios, convulsões, ferimentos e outros, são importantes para que os profissionais saibam identificar e atender corretamente nessas situações. Após a aula teórica, houve o treinamento prático, seguindo de simulação de atendimento e transporte de vítima. "Sempre ressalto que a prevenção vem em primeiro lugar, pois ela diminui o alto nível de imprudência", afirma Eduardo.

O curso foi realizado na base da Secretaria de Ambiente, localizada na entrada do Sítio Bambu, que dá acesso às Cachoeiras do Sana: do Escorrega, Poço da Borboleta, Poço da Gruta, Filho, Mãe, Pai e Sete Quedas. Segundo registro dos monitores ambientais, durante o último verão, de dezembro de 2015 a março de 2016, aconteceram nove ocorrências acidentais, sendo quedas e afogamentos os mais recorrentes.

O monitor Murillo Diogo, da Sema, explica que as cachoeiras que mais apresentam perigo para os banhistas são as maiores, como a Cachoeira Mãe, Pai e a Sete Quedas. "Todo visitante passa pela base, registra sua presença em nosso livro, e recebe as orientações de segurança e normas ambientais. Em caso de acidentes somos chamados para socorrer a vítima e quando necessário enviamos ao Posto do Sana", frisa.



Dicas e normas das cachoeiras do Sana

A orientação é que os banhistas tomem cuidado desde o caminho que dá acesso às cachoeiras. Uma dica de segurança é prestar atenção nas cores das pedras, evitando contato com as mais escuras, nas cores marrom e preta, por serem escorregadias, podendo levar o banhista a cair e obter ferimentos, como cortes, traumas e lesões. Os passos devem ser atentos, vagarosos e nas áreas claras e esverdeadas das pedras.

Para manter a preservação da natureza é necessário que os frequentadores do Sana respeitem as regras. Não é permitido: som alto, entrar com churrasqueira e isopores, levar bebida alcoólica, portar objetos cortantes e inflamáveis, comércio ambulante, utilizar óleo bronzeador, retirar animais, vegetais e pedras do lugar, causar sujeira e rabiscos nas pedras e árvores, trafegar com veículo motorizado e levar animais domésticos.

Além disso, ao chegar no Sana o carro deve ficar estacionado, obedecendo a sinalização de trânsito e o turista deve transitar a pé pelas ruas do Arraial e a caminho das cachoeiras, respeitando a comunidade local e o silêncio noturno. O acampamento deve ser feito nas áreas destinadas pela prefeitura. Trilhas até a Pedra do Peito do Pombo só devem ser feitas acompanhadas de um guia turístico. Mais informações são encontradas no guichê turístico Cria Sana, com horário de visitação das 8h às 18h, de acordo com as condições climáticas.

O monitoramento ambiental no Sítio Bambu é realizado diariamente por uma equipe conjunta da Secretaria de Ambiente e Ong APPAC Tororó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário