sexta-feira, 18 de maio de 2012

Prefeitura oferece cursos no 

setor de Turismo e Gastronomia



Com o objetivo de criar novos mecanismos no atendimento do setor de turismo e da gastronomia no município, será oferecido aos proprietários e funcionários de pousadas, hoteis, restaurantes e bares locais, o curso “Gestão de pessoas, fazendo a diferença no setor de turismo”. A capacitação, que é gratuita, faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Quissamã, da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e do Sebrae-RJ.


Primeiramente será realizada uma palestra motivacional, na próxima terça-feira (22) através do tema “Como vender mais e melhor” – aplicação do turismo, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), das 17h às 21h.


Já o curso “Gestão de pessoas, fazendo a diferença no setor turismo”, vai acontecer nos dias 4 e 5 de junho (segunda e terça-feira), das 9h às 17h, com intervalo para almoço, também no auditório do IFF. O curso tem como objetivo melhorar e qualificar o atendimento dos diversos estabelecimentos comerciais no município, para que os empresários e funcionários saibam indicar os atrativos turísticos de Quissamã.


Os empresários que participarem tanto da palestra quanto dos dois dias de curso, receberão, gratuitamente, o serviço de consultoria da CNTur abordando os temas: gestão de pessoas, marketing e vendas, gestão financeira, gestão estratégica, classificação hoteleira, qualidade de atendimento e gestão de inovação. A consultoria vai ocorrer em dois períodos: do dia 6 a 8 de junho, e de 18 a 22 do mesmo mês.


De acordo com o técnico do SEBRAE-RJ, Luís Fernando Brandão de Magalhães, a maior preocupação da organização dos cursos é que o grupo participante esteja disposto a entrar nesta qualificação, que precisa ser feita tanto pelo empregador quanto pelos seus empregados. “É muito importante que o gestor faça o curso também, para mostrar a seu funcionário que está se preparando para as demandas do mercado de trabalho, além de oferecer o melhor tratamento possível aos turistas que visitam o município”, enfatizou.


O assessor de micro crédito da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Joaquim Gomes Barros, ressalta a importância dos empresários da cidade se prepararem para as mudanças no setor de turismo e gastronomia. “É necessário que todos adaptem os serviços de atendimento, para não correrem o risco de perder clientes para outras empresas que futuramente vão se instalar no município. Além disso, quem participar do curso vai passar a ter novas ideias e mudar o olhar sobre seu comércio, obtendo informações que agreguem valores, principalmente com o auxílio do consultor que vai entender a demanda de cada um para saber onde precisa melhorar”, salientou.

Casa do Empreendedor

 será inaugurada no aniversário do município


Facilitar o acesso dos empreendedores individuais e dos micro e pequenos empresários de Quissamã às informações da Prefeitura, aos incentivos e benefícios fiscais, ao microcrédito, ao treinamento e à consultoria são algumas das ações que serão atribuições da Casa do Empreendedor de Quissamã(foto|), que será inaugurada no dia 15 de junho (sexta-feira), às 10h. O novo espaço, localizado na antiga sede da Agência dos Correios, será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com o apoio dos demais órgãos municipais e integrando ações, projetos e captação de recursos de órgãos da administração pública federal e estadual de entidades como o SEBRAE, FIRJAN, FECOMÉRCIO, SENAI-RJ, SENAC-RJ e outras.

O local vai abranger quatro setores: o Programa Quissamã Empreendedor e Gestão das Zonas de Negócios; o Microcrédito; a Delegacia da Junta Comercial; e o suporte à Comissão de Análise e Parecer do Programa Quissamã Empreendedor, ao Grupo Gestor de Impactos Sociais de Barra do Furado, ao Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas e ao Grupo Executivo de Incentivos Fiscais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Carneiro, a ideia da criação da Casa do Empreendedor é desburocratizar o atendimento aos empresários e empreendedores, tanto de Quissamã quanto os que queiram se instalar no município. “Nossa intenção é agilizar os registros empresariais e facilitar também o atendimento no município, integrando as atividades num só espaço. Com isso, pretendemos estimular os negócios e empreendimentos e apoios aos empresários e empreendedores aqui na cidade”, destacou Haroldo.

A Casa do Empreendedor também é responsável por outros procedimentos e atribuições, inclusive os já definidos pela Lei 1.204 de 29 de novembro de 2010 (Lei Geral do município de Quissamã) e da legislação federal e estadual atinente, conforme definido pelo Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas. São alguns deles; disponibilizar aos interessados as informações e orientações necessárias à emissão da inscrição municipal, do “Alvará Já” e do alvará de funcionamento, mantendo-as atualizadas; orientar os contribuintes acerca dos procedimentos necessários para a regularização da situação fiscal e tributária e quanto a emissão de certidões de regularidade fiscal e tributária; orientar e apoiar tecnicamente os empreendedores individuais, os micro e pequenos empresários; facilitar o acesso às linhas específicas de microcrédito existentes no mercado, entre outros serviços relativos ao setor.

Na Casa do Empreendedor funcionará também uma Delegacia da Junta Comercial do Rio de Janeiro – JUCERJA, onde os empresários, empreendedores e contadores poderão obter o registro empresarial, o CNPJ, o DECAD (Fazenda Estadual) e os alvarás da Prefeitura de Quissamã com maior rapidez, não sendo mais necessário ir à sede da JUCERJA no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário