terça-feira, 6 de novembro de 2012

MEIO AMBIENTE

Maxwell Vaz presidirá Comissão para verificar poluição nos Rios Sana e São Pedro




O vereador Maxwell Vaz irá presidir a Comissão que irá verificar o despejo de esgoto nos Rios Sana e São Pedro. O objetivo da Comissão é realizar um diagnóstico, desde a cabeceira dos rios, a fim de avaliar o despejo irregular de esgoto nesses corpos hídricos e também verificar o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto desses distritos, com o objetivo de auxiliar o próximo governo. Danilo Funke e Paulo Paes Filho completam o grupo.

A ideia de criar a Comissão para realizar tal atividade iniciou com a apresentação de dois requerimentos apresentados por Maxwell Vaz, aprovados por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (06).


No primeiro requerimento lido para a votação, Maxwell solicitou ao executivo informações sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Sana. “Estive no Sana e tenho compromisso com os ambientalistas que moram lá. O Sana apresenta uma situação diferenciada, pois o distrito é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e o município recebe, inclusive, ICMS Ecológico por conta do local ser uma APA. Apesar disso, fui informado que a ETE estaria com problemas, e que não estariam enquadrando o efluente conforme o procedimento ideal”, ressaltou.

Já no segundo requerimento apresentado, o vereador solicita informações e providências para um vazamento de esgoto que está acontecendo no Rio São Pedro, próximo à ETE do distrito. “Recebi fotos de jovens que visitaram Glicério e que constataram um cano que sai próximo à Estação de Tratamento de Esgoto. É preciso analisar este efluente, avaliar se este cano não está servindo de by pass da ETE”, explicou o parlamentar.

Maxwell destacou que os rios Sana e São Pedro são de extrema importância para a captação de água realizada pela CEDAE e também pela Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário