Dr. Aluizio anuncia a
"volta as aulas"
na rede escolar de Macaé
No pátio da Escola Estadual Municipalizada Leonel de
Moura Brizola, na Barra de Macaé, lotado por profissionais da Educação
municipal, o prefeito Dr. Aluízio, na manhã desta segunda-feira (4),
abriu oficialmente o ano letivo de 2013. O Encontro Municipal dos
Profissionais de Educação foi marcado pela emoção dos novos gestores
durante a execução do hino de Macaé e por depoimentos exclusivos de seis
pensadores.
Durante o encontro, o prefeito ressaltou o papel da
Educação como base fundamental para a construção de uma nova cidade e
para a formação dos cidadãos.
"É através da Educação que eu tenho convicção de que a gente vai oferecer uma sociedade nova para a cidade de Macaé. É preciso que a gente seja responsável por uma nova geração de macaenses e que esses macaenses sejam independentes. É essa Educação que eu sonho e que quero para a cidade. Uma educação que não tenha cor, que não tenha partido, que não tenha dono, que seja de todos", declarou.
O primeiro turno do evento foi aberto pela interpretação do hino de Macaé por alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes com o professor Bruno Py e participação de uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A apresentação musical emocionou os novos gestores da pasta, que enfatizaram o compromisso com a promoção de uma educação de qualidade no município, levando em consideração as conquistas alcançadas e as expectativas dos profissionais do setor.
A proposta do novo governo para Educação foi resumida em três palavras: esperança, diálogo e respeito. A esperança como emoção essencial ao espírito humano. O diálogo como forma de aprendizagem e meio para o crescimento individual. Quanto ao respeito, o tempo de aprendizagem de cada indivíduo e a consideração às suas singularidades foram destacados. A nova gestão enfatizou ainda o respeito ao tempo de um terço da carga horária do professor para o planejamento de suas ações e enriquecimento profissional.
Segundo Dr. Aluízio, a administração municipal e os profissionais que atuam nas escolas devem se empenhar em oferecer melhores condições para os estudantes.
"As crianças esperam na Educação a acolhida, o carinho, o respeito, o diálogo e, acima se tudo, uma nova oportunidade de vida. Deixo um grande pedido: que sejamos sujeitos da mudança que queremos e que de fato possamos levar uma vida de mais qualidade para todos os cidadãos", disse o prefeito.
Para ilustrar a proposta pedagógica da Educação, embasada em uma matriz filosófica com ênfase na diversidade, em seis terminais de vídeos foram apresentados depoimentos dos pensadores: Marconi Pereira, um dos organizadores do TEDxRio+20; Jaílson de Souza e Silva, criador do Observatório de Favelas; André Fran, jornalista e um dos criadores do programa Base #1. Além dos pesquisadores Pedro Strozenberg, Marcos Cavalcanti e Luiz Eduardo Soares. Os vídeos foram seguidos pela apresentação do conto ‘A árvore dos sapatos’ por membros do grupo de Contadores de Histórias da Educação.
- Achei os depoimentos muito interessantes e pertinentes ao momento. O que mais me marcou foi a ênfase na educação como aliada da esperança - disse a diretora adjunta da Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedita da Silva Santos, Mirna Gonçalves.
A programação foi repetida à tarde para atender a todos os servidores da Educação. Na terça-feira (5), começam as 18 oficinas para os cerca de 1.300 professores A e auxiliares de serviço escolar que atuam na Educação Infantil inscritos. Tanto a procura pelas oficinas quanto a participação no evento de abertura superaram as expectativas dos organizadores. Essas oficinas, que também acontecerão na Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, vão até quinta-feira (7).
Já na quarta-feira (6) e quinta (7), vão ter início 41 oficinas para os profissionais que atuam no Ensino Fundamental e 18 para os do Ensino Médio. Elas serão realizadas nas Escolas Municipais Profa . Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro; E. M. Almir Francisco Lapa e E. Estadual Municipalizada Oscar Cordeiro, ambas no bairro Parque Aeroporto. As turmas de 25 pessoas são formadas por componentes de diferentes unidades de ensino para promover integração e troca de experiências. Também as aulas são ministradas por profissionais da rede e por alguns convidados da Fundação Macaé de Cultura e externos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário