Aluna da rede municipal é selecionada para etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa
03/11/2014 16h39 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Ana Chaffin
Natália dos Santos Rocha de Paulo estuda no Colégio Municipal Teotônio de Luna, na Virgem Santa
A seleção da menina foi em Belo Horizonte, durante a etapa regional da Olimpíada. A jovem faz parte da lista de 500 estudantes que participaram da programação. Deste total, 125 alunos competiram com Natália, que é autora do poema escolhido “Este é meu lar-amor macaense”. Na fase regional, ela recebeu medalhas de bronze e prata, o valor de R$ 300,00 em livros e um tablet.
A menina, de 12 anos, foi homenageada nesta segunda-feira (3) na unidade em que estuda. Participaram da programação a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro; a coordenadora do 1º ao 5º ano, Consuelo Ribeiro; e do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Izes Schwartz. Houve apresentação da banda Municipal da Secretaria de Educação.
A diretora geral da escola, Tatiane Galante, agradeceu o empenho dos alunos e professores, entre eles, o professor de Língua Portuguesa, Wagner Trindade, único do país que conseguiu estar classificado junto com três alunos do estado do Rio de Janeiro. Entre as produções estão “ Memórias” e “Crônicas”, que serão apresentadas nas etapas regionais de Porto Alegre e Maceió; e “Poemas”, que já foi escolhido em Belo Horizonte.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a conquista da Natália é mais uma prova que a rede municipal se preocupa com a valorização da leitura e escrita. “Estamos conseguindo destacar produções significativas e alunos valorosos, que merecem todas as homenagens”, disse.
Ela é filha única e moradora do bairro onde estuda. "Amo estudar”, falou. Para a mãe, que também irá para seletiva em Brasília, Jociane dos Santos, esta é uma conquista inesquecível. “Sempre é bom ver nosso filho se empenhar nos estudos”, contou.
Durante a etapa regional, em Belo Horizonte, Natália participou de atividades como reescrita de textos, leituras, encontros especiais, palestras e passeios, além de conhecer estudantes de outros pontos do país. A finalidade das oficinas é ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho dos professores.
Outros estudantes do ensino municipal se destacaram. Andreína Vanessa Nascimento dos Santos, do Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, com a produção do gênero “Memórias Literárias”; e Otávio de Castro Silva, da unidade municipal Carolina Curvello Benjamin, que apresentou a produção de crônica.
A programação também tem caráter bienal e é reconhecida nacionalmente por abranger um concurso de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam, nesta edição, professores e alunos do Ensino Fundamental nas categorias poema (no 5º e 6º anos); memórias (no 7º e 8º anos); e crônica (do 9º ano e 1º ano do Ensino Médio). A seleção também consiste nas produções de artigos de opinião (no 2º e 3º anos do Ensino Médio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário