Naves do Conhecimento transmitem ao vivo inauguração da Árvore de Natal da Lagoa
Da Redação
As Naves do Conhecimento cariocas transmitem ao vivo — a partir das 20h de sábado (29) — a inauguração da 19ª Árvore de Natal da Lagoa. A cerimônia ‘Um Natal de Luz’ poderá ser vista nos cinemas ao ar livre em Irajá, Madureira, Nova Brasília (Complexo do Alemão), Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança.
Nas galerias digitais, os usuários terão acesso à exposição fotográfica com imagens de todas as edições da Árvore de Natal. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e a Bradesco Seguros, com apoio do Instituto Embratel.
Com 85 metros de comprimento e tema "Uma Celebração à Vida", a árvore de Natal da Lagoa, pelo segundo ano consecutivo, será visto pelos moradores das zonas Norte e Oeste. O evento vai ocorrer no Parque do Cantagalo, onde a maior árvore de Natal flutuante do mundo será acessa e refletirá suas cores e luzes nos espaços comunitários de alta tecnologia instalados nos bairros.
Além do espetáculo de luzes e cores, o público vai poder assistir aos shows musicais, de coral, orquestra e da cantora Simone, e à queima de fogos do evento que há 18 anos passou a ser um dos marcos do início das comemorações das festas de fim de ano.
A harmonia e o encanto do Natal estarão presentes, em cenografia inédita, na 19ª Árvore de Natal da Lagoa, que levará seus espectadores a uma reflexão poética sobre a importância do elemento Luz em suas vidas. Os jogos de luzes começam com as Estrelas. Uma base azul destaca as cadentes e diversas outras, de diferentes tamanhos, formas e intensidades, que brilham na noite até que a cenografia culmine no crepúsculo para um novo dia. Imponente, o Sol, a estrela dos dias, surge com seus raios que iluminam a Árvore em tons alaranjados que variam em um lindo dégradé no decorrer do dia, até que se põe no horizonte formado na base da Árvore, num grandioso entardecer multicolorido.
Nuvens anunciam a chegada da escuridão da noite, logo abrilhantada pela Lua e suas fases (nova, crescente, cheia e minguante) numa explosão de azuis, roxos, de intenso brilho. Em seguida, a luz natural dá lugar à artificial, criada pelo homem, com a representação de janelas. De formatos e tamanhos diversos, elas iluminam os lares das famílias, enfeitadas por velas, pisca-piscas e adornos verdes e dourados para celebrar a chegada de "Um Natal de Luz".
Assinada por Abel Gomes, a cenografia da edição 2014 da Árvore de Natal da Lagoa será composta por 3,1 milhões de microlâmpadas; 24 quilômetros de estrutura tubular; 2.150 estrobos, responsáveis pelo efeito de estrelas brilhando; e 120 quilômetros de mangueiras luminosas.
A partir deste domingo (30/11), a 19ª Árvore de Natal da Lagoa ficará acesa de domingo a quinta-feira, das 19h30 às 2h. Às sextas e sábados, o horário se estenderá até as 3h. A maior árvore de Natal flutuante do mundo será acesa pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis, como manda a tradição.
O espetáculo de abertura:
Especialmente para o espetáculo da inauguração da edição 2014 da Árvore, foi montada a apresentação musical "Estrelas da Nossa Vida", dirigida por Maurício Tavares. No palco, o ator Claudio Lins conduzirá as performances das "estrelas na noite". O Coral da Fundação Bradesco, sob a regência da maestrina Sonia Di Morais e do maestro André Cabral, encantará com as vozes de alunos das escolas de Osasco e do Rio de Janeiro. A atriz Laila Garin (consagrada no teatro em "Elis, a Musical") interpretará Elis Regina em canções como "Casa no Campo", "O Bêbado e a Equilibrista" e "Águas de Março", também presentes na peça que retorna aos palcos cariocas no Teatro Oi Casa Grande.
A Família Lima mostrará ao público sucessos como "Toda Forma de Amor", "Granada", "O Barbeiro de Sevilha" e "Amigos Para Sempre". Já a cantora Simone apresentará seis músicas, entre elas "Aquarela do Brasil", "Maria, Maria" e "Isso Aqui o que É". A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acompanhará toda a apresentação musical, com a regência do maestro Vantoil de Souza.
A apresentação culminará no acendimento da árvore. A já tradicional queima de fogos encerrará a cerimônia. A direção musical de "Estrelas da Nossa Vida" é de Julio Teixeira, que também assina os arranjos junto com Lucas Lima e Délia Fisher. O roteiro é de Guto Nobre e a direção de cena é de Carlinhos de Jesus.
MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário