Mestre da capoeira é homenageado na Câmara Municipal
18/11/2014 16h15 - Jornalista: Assessoria Fundação Macaé de Cultura
- A capoeira é minha filosofia de vida, o que mais me fortalece, que me dá direção. Através dela sou respeitado por todos. É minha fonte de inspiração, diz o mestre sempre altivo e sorridente, característica de quem é feliz com o que faz. São 40 anos ensinando a arte da capoeira aos macaenses. Ao longo desses tempo mais de mil pessoas de diversas idades entraram na roda da capoeira com o Mestre Dengo, e algumas se tornaram também professores.
Um dia, Manoel da Cruz Vieira (seu nome de nascimento), quis ir além nos estudos e concluiu o curso Normal na Faculdade Cândido Mendes. Em seguida, fez pós-gradução em Afrocartografia, na Funemac. Para ele, os conhecimentos adquiridos contribuíram para ampliar seus horizontes, mas quanto a profissão decidiu que seria o Mestre Dengo da Capoeira até onde pudesse ir.
Dengo criou três espaços para praticar com mais ênfase o voluntariado, contando com a colaboração de outros profissionais voluntários. No bairro Novo horizonte, disponibiliza para os filhos da comunidade aulas de teatro, literatura, capoeira e assistência a adolescentes grávidas. O espaço cultural Raiz de Aruanda, no Sol y Mar, dispõe de aula de capoeira, roda de samba, choro e poesia. E na quadra do bairro Botafogo, Mestre Dengo comanda o Ginga comunidade, às segundas e quartas-feiras, com roda de capoeira grátis para quem quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário