sábado, 28 de março de 2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE QUISSAMÃ OFERECE CAPACITAÇÃO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO

ENCONTRO ACONTECE BIMESTRALMENTE COM PROFESSORES E TEM COMO TEMA: ADAPTAÇÃO CURRICULAR

Foto: Danilo Villani  title=Adaptação curricular para professores - Foto: Danilo VillaniA Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Quissamã (SEMED) tem uma proposta de trabalho que permeia todos os segmentos da Rede Municipal de Educação Básica, e pensando em tantos desafios que incluem inserir o aluno especial nas escolas, organizou uma agenda de encontros com professores que atuam nas unidades a fim de discutir e refletir esta adaptação curricular.
Os encontros estão acontecendo bimestralmente em dois turnos na sede da Coordenação de Ensino, sob a orientação da coordenadora de Educação Inclusiva, Sandra Fontes, o primeiro foi realizado nos dias 24 e 27 deste mês e o próximo já está agendado para os dias 26 e 29 de maio.
Segundo a coordenadora Sandra Fontes, a SEMED entende que se faz necessário trabalhar com o professor de sala de aula e toda a equipe escolar dentro de uma proposta de Adaptação Curricular dando apoio em capacitação de serviço.
“Toda a proposta de educação inclusiva está baseada na Lei nº 7.853/89, no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA no Decreto n° 3. 298/99, na Declaração de Salamanca e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN n° 9394/96, que são as bases para o atendimento educacional especializado. Porém ainda sabemos que não bastam leis, se não tocarmos todo o corpo de professores envolvidos neste processo de inclusão”, destacou.
Ela explica que a Secretaria de Educação capacita seus professores, preparando, organizando e adaptando para oferecer educação de qualidade para todos, inclusive para os educandos com necessidade especiais. Para Sandra, inclusão não significa simplesmente matricular os alunos com deficiência nas classes comuns, ignorando suas necessidades especiais, mas significa dar aos professores e a escola o suporte necessário à sua ação pedagógica.
“É com este objetivo que os encontros são organizados e planejados, pois receber o aluno, independente de ser especial ou não, requer conhecimento, planejamento e comprometimento”,enfatizou.

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