quinta-feira, 21 de julho de 2016

De Rio Claro a Campinas: viagem repleta de atrativos turísticos

    Interior paulista reúne patrimônio histórico, passeio de Maria Fumaça e muito mais
    • Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2016, 10h47
    • Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2016, 10h56

    Por Gustavo Henrique Braga
    Rio Claro. Crédito: divulgação/Prefeitura Municipal de Rio Claro
    Rio Claro. Crédito: divulgação/Prefeitura Municipal de Rio Claro

    Quatro cidades estão no caminho da tocha olímpica, nesta quarta-feira, 20, em sua passagem pelo interior de São Paulo. Rio Claro, Limeira, Americana e Campinas, onde pernoita para no dia seguinte seguir viagem pelo estado, o penúltimo a participar do revezamento que termina no Rio de Janeiro.
    A primeira das quatro paradas é o município de Rio Claro que conta com atrativos como a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade e o Parque Municipal do Lago. O visitante que vai à cidade também pode apreciar o passeio pelo Jardim Público, tombado como Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo. Com mais de 100 espécies de árvores o Jardim é um local para contemplação e realização de eventos culturais.
    De Rio Claro a chama segue para Limeira. A cidade tem entre os principais atrativos o Museu Histórico Pedagógico Major José Levy Sobrinho cujo acervo conta com mais de 3 mil peças, entre elas fotos e gravuras da época em que o município era apenas uma vila.
    Em seguida, o comboio do revezamento se desloca para Americana. Um ponto que vale a visita na cidade é a Matriz de Santo Antônio – uma das maiores igrejas católicas em estilo neoclássico do país. As pinturas nas paredes e teto do templo encantam visitantes pela beleza artística, independente da religião.  Outro lugar que chama atenção é a Casa de Cultura Hermann Müller, espaço que mostra a história da cidade e que recebe exposições, palestras e eventos musicais.
    Réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral em Campinas. Crédito: Prefeitura Municipal de Campinas
    Réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral em Campinas. Crédito: Prefeitura Municipal de Campinas

    A última parada do dia será em Campinas. Com mais de um milhão de habitantes, a cidade conta com opção de passeio de Maria Fumaça até Jaguariúna. No caminho, o turista atravessa a paisagem de fazendas de café. Também em Campinas, o Parque Portugal é uma boa opção de lazer ao ar livre. O local conta com a réplica da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil, pista para caminhada e concha acústica.
    Investimentos - O Ministério do Turismo conta com investimentos que somam R$ 18,4 milhões nas quatro cidades onde a tocha passa nesta quarta-feira. São obras voltadas ao estímulo do fluxo de visitantes à região, tais como a revitalização da área histórica do município de Rio Claro.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário