domingo, 3 de julho de 2016

home

Blog Fatos e Dados

home

Relançamos biografia de Ana C., autora homenageada na Flip 2016

24.Jun.2016
Livro-AnaC.jpgA cidade de Paraty, no Sul Fluminense, prepara-se para mais uma festa da literatura. Na próxima semana, de 29 de junho a 3 julho, será realizada a 14ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip. Este ano, além de renovarmos nosso apoio a este que é um dos maiores eventos do gênero na América Latina, patrocinamos o relançamento do livro “Ana Cristina Cesar - O sangue de uma poeta", biografia da escritora carioca Ana Cristina Cesar (1952-1983). Ana C., como assinava e era chamada pelos amigos, é a segunda mulher a entrar para a galeria dos homenageados na Flip. A primeira foi Clarice Lispector, em 2005.

Porém, ao contrário da autora de “A Hora da Estrela”, Ana C. não é amplamente conhecida pelo público. Foi justamente com o intuito de apresentar esta escritora que promovemos durante a Flip o relançamento da sua biografia, em parceria com a editora e-galaxia. Fora de catálogo há anos, o livro de autoria do poeta e professor Ítalo Moriconi é guiado pela memória pessoal, marcada pelo período de convívio com a poeta (1976-79).

“O livro já tem exatamente 20 anos, mas a julgar pelas reações que ele ainda suscita em leitores jovens, acredito que permanece bastante atual”, afirma Moriconi, que faz o perfil de uma autora que viveu radicalmente a fusão arte-vida. Ainda segundo o autor, Ana C. praticava um tipo singular de experimentalismo, baseado na fusão entre verso e prosa. “Para mim, reside aí a força maior do legado deixado por ela", avalia o escritor, que define a escrita da autora como "proesia" (prosa + poesia).

Para Moriconi, é possível perceber em autores contemporâneos a influência do que chama de “proesia”, característica singular na obra de Ana C.. Livros como “Luvas de Pelica” e “Correspondência Incompleta” trazem esta linguagem, definida pelo professor como um longo poema em prosa. Outra marca registrada da escritora sublinhada por Moriconi é o falar poético feminino.
Para apresentar a obra da Ana C., convidamos as atrizes Andrea Beltrão, Leandra Leal e Marieta Severo para interpretar algumas de suas poesias. Assista abaixo:
Sobre Ana C.

Ana C. surgiu como poeta em meio a geração da Poesia Marginal, que nos anos 1970 firmou-se distribuindo edições caseiras, mimeografadas, no Rio de Janeiro. Em 1976, teve poemas incluídos numa importante antologia denominada "26 poetas hoje". Sua primeira obra publicada comercialmente foi "A Teus Pés" (1981), na coleção Cantadas Literárias, da editora Brasiliense.

Com referências eruditas e à cultura popular, Ana C. colocou-se como uma voz que falava abertamente de seu corpo e sexualidade. Sua escrita adotava procedimentos e formas que transitavam por vários gêneros como diário, cartas fictícias e cadernos de viagem, percorrendo muitas vezes uma linha tênue entre ficcional e o autobiográfico. A autora suicidou-se aos 31 anos.

Nosso patrocínio à Flipinha
 

Patrocinamos a Flip através da Flipinha, versão da Flip para o público infantil. O projeto educativo é desenvolvido o ano inteiro com escolas de Paraty e busca aproximar professores e crianças da cultura do livro. A Flipinha realiza atividades de incentivo à leitura e de valorização do patrimônio cultural tais como ciclos de leitura, oficinas de ilustração, formação de mediadores de leitura e encontro com autores. Além disso, fornece material para que os professores trabalhem em sala de aula os conteúdos de livros dos autores convidados para o evento.

Confira a programação da 14ªedição da Flip
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário