quarta-feira, 20 de julho de 2016

I FESTIVAL MUNICIPAL ESCOLAR DE ESQUETES DE QUISSAMÃ FOI UM SUCESSO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO

APRESENTAÇÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO II SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

I Festival Municipal Escolar de Esquetes de Quissamã - (Foto: Adilson dos Santos/PMQ)Criatividade e alegria marcaram o I Festival Municipal Escolar de Esquetes de Quissamã, realizado nesta terça-feira (19), no auditório da prefeitura. O evento teve como público-alvo os alunos do II Segmento do Ensino Fundamental e contou com a participação de três escolas: E.M. Profª Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado), E.M. Profª Maria Ilka (Santa Catarina) e Ciep Brizolão 465-Dr. Amílcar Pereira da Silva (Caxias).
Foram apresentados também números de contação de história, com as professoras Flávia Cristina de Souza da Silveira e Cristina da Silva Ramos, da rede municipal de ensino, além da participação especial do Grupo da Oficina de Teatro do CIEP Municipalizado 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva, com o esquete “Cidadania nos Tempos de Hoje”, e do Grupo de Teatro do Colégio Cenecista N.S. do Desterro: “Eu e o meu Dinheiro”.
A organização do evento foi da Coordenação de Arte da SEMED e teve como objetivo estimular a linguagem artística por meio das Artes Cênicas na Rede Municipal de Educação, assim como proporcionar a formação de novas plateias.
“Estamos aqui hoje para pôr em prática um sonho. As artes visuais contam com quatro linguagens e o teatro é a mais difícil de se trabalhar em sala de aula, mas é uma ferramenta importante para todas as disciplinas. A ideia de realizar esse evento foi levar o teatro para o maior número de alunos”, contou o coordenador de Artes, Marcos Manssur.
A secretária de Educação, Francisca Celina Moreira da Silva Barcelos, destacou a iniciativa do festival.  “Esse evento cria uma nova perspectiva, um novo olhar da Arte na sala de aula. Quando lemos a biografia de grandes artistas vemos que muitas vezes o início de tudo foi na escola e acredito que muitos talentos serão despertados na nossa rede municipal por meio do teatro”, salientou a secretária.
O festival contou com a participação dos jurados Lisa Moraes e Régis Coutinho, atores formados pela Fundação de Cultura de Macaé e pela atriz licenciada pela Faculdade de Teatro de Campos, Carol Moura, que parabenizou a iniciativa da SEMED de Quissamã. “O teatro desperta o imaginário, a criatividade e acredito que a partir dessa iniciativa, mais crianças vão se interessar pela arte dramática no município, não só pela interpretação, mas por tudo que envolve a produção teatral, pois aqui eles tiveram que colocar a mão na massa”, destacou.
Foram premiados os quesitos, Melhor Esquete e Melhor Adaptação de Texto e Melhor Efeitos Especiais, com o esquete: “Boletim Escolar”, da E.M. Délfica de Carvalho Wagner, de Barra do Furado; Melhor Ator: João Rodolfo, Melhor Atriz: Maria Esthefani, Melhor Direção: João Rodolpho, alunos da E.M. Délfica de Carvalho Wagner, Melhor Figurino,a E.M. Profª Maria Ilka, de Santa Catarina e  Melhor Cenário, o CIEP Municipalizado 465, Dr º Amílcar Pereira da Silva.
A diretora da E.M. Délfica de Carvalho Wagner, de Barra do Furado, Lucivânia Sales, destacou a participação da escola. “Os alunos se empenharam muito nesse projeto e mesmo com a distância do Centro, não perderam o estímulo para participar. O mais importante nisso tudo é o incentivo que podemos dar, mostrando que é possível vencer as barreiras, pois a arte também é um caminho”, finalizou.

GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário