quarta-feira, 30 de novembro de 2016

ACEO homenageia associados por 10 anos de contribuição para o FestOrquídeas

ACEO homenagem
A placa, confeccionada na olaria do Heitor, recebeu tratamento artesanal.
Francisco Juvêncio (esq.) e Marcelo Carvalho, diretor técnico da ACEO.
Francisco Juvêncio (esq.) e Marcelo Carvalho, diretor técnico da ACEO.
Nove dos 76 membros da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) registram um histórico de participação em todas as edições do FestOrquídea, exposição anual que se realiza, em Fortaleza, desde 2007. Sábado passado, por ocasião do 10º FestOrquídeas, e numa iniciativa da presidente Juliana Coelho, a ACEO homenageou aqueles nove associados, entregando-lhes uma placa na qual a entidade agradece por sua fidelidade e compromisso.
Natanael (esc.), Fernando Lima e Juliana Coelho.
Natanael (esc.), Fernando Lima e Juliana Coelho.
Na ocasião, o associado Natanael Oliveira, que conduziu a solenidade de entrega, destacou que a placa “não podia ser confeccionada em outro local que não fosse a olaria do Heitor, tão conhecida de todos nós. É uma peça simples, mas de bom gosto, que guarda, a partir de agora, grande significado. Hoje ela se torna um símbolo de fidelidade e de amor a nossa Associação.”
No final, disse Natanael: “Em nome de todos os membros da ACEO, parabenizo os homenageados e espero que continuem gravando seus nomes na história de nossa entidade – seja na cerâmica, seja no mármore mais nobre, seja no aço mais forte.”
Foram os seguintes, os sócios homenageados:
  • Fernando Augusto Vasconcelos Lima.
  • Francisco Juvêncio de Andrade Neto.
  • Italo Gurgel, ex-Presidente e atual Diretor de Comunicação.
  • Juliana Coelho Carvalho, ex-diretora de Eventos e atual Presidente.
  • Júlio César Alves de Sousa.
  • Luiz Wilson Lima Verde, que teve participação ativa na primeira fase da ACEO e que, na segunda fase, ocupou a Diretoria Técnica.
  • Maria Lúcia Machado Costa.
  • Olinda Esselin de Noca.
  • Vera Lúcia Matos Coelho, ex-Presidente e atual Tesoureira.

PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE

Vera Coelho, ex-presidente da ACEO
Vera Coelho
Segue-se transcrição do breve pronunciamento da presidente Juliana Coelho na solenidade de sábado, que aconteceu logo após a mesa-redonda intitulada “Orquídeas do Nordeste, um patrimônio ameaçado”:
Caros amigos, a gratidão é um dos sentimentos mais nobres. E a Associação Cearense de Orquidófilos exercita hoje esse sentimento, ao convocar nove dos seus associados para lhes dizer: muito obrigado!
Somos uma comunidade onde todos merecem reconhecimento, pela forma generosa como assumem responsabilidades e contribuem para a ACEO continuar crescendo. Mas, no caso dos nove companheiros que hoje queremos homenagear, há um motivo especial que os torna merecedores do nosso aplauso.
Eles são pioneiros. E são fiéis. Perseverantes. Trata-se dos nove que estiveram presentes no primeiro FestOrquídeas e que continuam conosco, na décima edição, batalhando para tornar esta Associação uma das mais atuantes do Norte e Nordeste, uma das que mais valorizam os ideais da orquidofilia: a fraternidade, o respeito à natureza, a cidadania.
Olinda Esselin (esq.) e Juliana Coelho.
Olinda Esselin (esq.) e Juliana Coelho.
Como todos sabem, nossa entidade foi fundada em 26 de outubro de 1977. Mas, depois de um período de forte atuação, quando reuniu alguns dos grandes nomes da orquidofilia cearense, paralisou suas atividades e assim permaneceu durante alguns anos.
Dez anos atrás, um punhado de pessoas idealistas, amantes das orquídeas, acreditou que era possível reabilitar a Associação e fazê-la brilhar novamente.
Júlio Cesar (esq.) e Hugo Albuquerque, da Associação Orquidófila da Paraíba.
Júlio César (esq.) e Hugo Albuquerque, da Associação Orquidófila da Paraíba.
A ACEO voltou a brotar, como aquela orquídea que esteve entre a vida e a morte e que, com grande vigor, um dia começou a lançar novas frentes e novas raízes. Não tardou a florir. Em 2007, realizava-se o 1º FestOrquídeas, a primeira haste floral de uma série que prossegue até hoje, sem interrupção.
Os nove orquidófilos homenageados são aqueles que retornaram, todos os anos, com suas plantas para expor. São aqueles que mantiveram com a ACEO um vínculo inquebrantável e que, por isto, servem de exemplo para os novos membros do nosso grupo. Por isto, nós os chamamos para receber uma singela, porém significativa homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário