Macaé se destaca em torneio nacional de robótica
2017-03-23 13:43:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Divulgação
Equipe Robóticos Daflon foi uma das cinco escolas públicas do torneio
Os representantes da rede municipal fizeram bonito na programação. Mesmo com pouca idade, os "Robóticos Daflon" mostraram responsabilidade de veteranos. Eles apresentaram o projeto "Insecdroid". Cada movimento dos robôs foi programado minuciosamente pelas equipes. Na oportunidade, alunos como Helena Nunes e Jorge Amado, destacaram pesquisa em que um protótipo da semente da planta crotalária, que atua na identificação da larva do Aedes aegypti. O trabalho também foi desenvolvido na escola durante campanha de prevenção ao mosquito.
Para a aluna participar de torneios é um sonho realizado. "O fato de sermos selecionados para programação em Brasília é uma conquista e tanto. Tudo foi maravilhoso. Conhecemos pessoas de todos os lugares e aprendemos muitas coisas diferentes", conta Helena, de 13 anos.
Diante da ida a Brasília, a responsável pela robótica na rede municipal, Luemy Ávila, afirma que Macaé está se fortalecendo na robótica educacional e se consolidando como um projeto bem sucedido entre os estudantes. "Esta programação foi inesquecível e com certeza será mais do que positiva para o futuro de nossos alunos. A oportunidade de aprender sempre enriquece não somente os alunos participantes, mas todos os integrantes do projeto", conta.
Durante o Torneio Nacional de Robótica, os visitantes tiveram oportunidade de assistir disputas com robôs de Lego, projetados e programados pelos estudantes baseadas no tema da temporada: Animal Allies (Animais Aliados),
Robótica em Macaé - Em Macaé, 1.200 alunos participam diretamente do programa #inovareaprender em 11 estações de trabalho que funcionam nas escolas municipais. Eles estão se dedicam aos trabalhos que envolvem inovação, tecnologia e ciência. Segundo Luemy cerca de 5 mil estudantes são envolvidos indiretamente no projeto. "A inovação atrai o interesse de novos alunos e professores diariamente", conta.
Para se aperfeiçoar e aprender novas estratégias ligadas à robótica, os alunos do 4º ano ao Ensino Médio fazem parte do programa que conta com o laboratório "#inovareaprender" do Núcleo Municipal de Robótica, espaço que funciona na Cidade Universitária. O local realiza atendimento específico aos alunos e universitários, realização de cursos, oficinas, programação, experiências com protótipos e pesquisas. No mês de abril serão iniciadas as oficinas de programação e prototipagem.
A Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás por meio do “Escola em Ação”, Senai, Sesi, Confederação Nacional da Indústria e das empresas, Renavi e Subsea7. Na lista também estão os polos das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) e Federal Fluminense/Polo Macaé e Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário