Programação especial marca reabertura do Parque Atalaia
2017-05-04 15:14:00 - Jornalista: Julie Silveira
Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom
A visitação será permitida apenas às pessoas vacinadas pelo menos há 15 dias
De acordo com o biólogo Alexandre Bezerra, responsável pelo parque, será cobrado o comprovante de vacinação e, no momento, por motivos preventivos, não serão realizados agendamentos a grandes grupos e também acampamentos educativos. "Aos poucos vamos voltar com a programação completa e a população será informada. É bom lembrar que, mesmo a pessoa vacinada contra a febre amarela, é necessário utilizar o repelente", pontua.
A programação especial de abertura começa, às 14h, com a inauguração do viveiro de mudas raras da Mata Atlântica, do Projeto Resgatando o Passado, Semeando o Futuro! No sábado (6), às 9h, acontece o mutirão de pintura e, às 14h, a oficina de "Nós" de acampamento. Às 15h, oficina de construção de cestos artesanais. Para encerrar, no domingo (7), acontece um aulão de yoga, do projeto Domingo no Parque.
- O diferencial do projeto Resgatando Passado, Semeando o Futuro, da Guarda Ambiental, é priorizar o salvamento das espécies raras que estão entrando em extinção. É um projeto de grande importância para a conservação da mata atlântica - destaca Alexandre Bezerra.
O Parque Atalaia permaneceu fechado, desde março, quando o primeiro caso de febre amarela foi confirmado em Casimiro de Abreu. A equipe de vacinação da Prefeitura de Macaé intensificou atuação na serra, sobretudo nos arredores do parque. Nenhum caso da doença foi confirmado na cidade e atualmente, o município tem cerca de 170 mil pessoas imunizadas contra a doença.
Parque - O Parque Atalaia é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com 235 hectares na região serrana de Macaé. Possui quatro trilhas: Córrego Atalaia (captação de água), com percurso de 1.413 metros; Figueira Branca (mirante), com percurso de 810 metros; Cachoeira do Salto, com percurso de cinco quilômetros e Científica, com percurso de 1.950 metros.
Imunização - Quem ainda precisa ser imunizado contra a febre amarela deve procurar a unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência para cadastro. Para realização do cadastro, é necessária a apresentação do comprovante de residência. No caso de não haver ESF perto de casa, procurar a Casa da Vacina, Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário