Selo orgânico: produtores de Macaé realizam Dia De Campo
2017-09-22 10:22:00 - Jornalista: Julie Silveira
Foto: João Barreto
Grupo "Macaé Orgânico" se reúne mensalmente nas propriedades dos participantes
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agroeconomia e incentivador da ação, João Flores, o grupo Macaé Orgânico é formado por 18 produtores rurais das localidades do Assentamento Celso Daniel, Areia Branca e Imburo, além de três técnicos agrônomos e seis consumidores. O mecanismo utilizado para analisar os produtores interessados em obter o selo orgânico acontece por meio de gestão participativa, onde os próprios agricultores realizam as avaliações de cada um dos participantes. Os encontros permanecem mesmo após a conquista do selo para garantir a qualidade dos produtos fornecidos à população.
"A proposta é uma autoavaliação da conformidade de cada produtor inserido no projeto. É verificar se eles já estão enquadrados ou se ainda falta alguma atividade para torná-los aptos à produção de alimentos orgânicos. A ação da secretaria de Agroeconomia é fomentar a gestão participativa e a oferta de produtos de alta qualidade biológica em que há respeito ao ambiente, além de aproximar o consumidor da realidade do produtor ", pontuou João Flores.
Segundo o secretário de Agroeconomia de Macaé, Alcenir Maia Costa, os produtores da Gleba Maria Amália são exemplos de iniciativa. Com a produção de hortaliças e frutas orgânicas, Rosana Faber e Anderson Luz de Souza Mussi construíram uma estufa com produtos reciclados. Desta forma, eles podem produzir suas próprias mudas.
"Produto orgânico é o meu prazer, o meu sustento, é poder promover o bem estar da população. Hoje, nós conseguimos vender para merenda escolar e também em duas feiras do município. Com o selo, vamos poder inserir nossos produtos em mais pontos de vendas", destacou a produtora rural Rosana Faber.
O trabalho do grupo Macaé Orgânico tem repercutido dentro e fora do município. O Dia de Campo desta quinta-feira também contou com a presença da Coordenadora Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição Sustentável de São João da Barra, Lenilce Aguiar, além do aluno do projeto de mestrado de Ciências Ambientais e Conservação do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ), Pedro Marinho, e da Nutricionista de cães e gatos, Marina Coutinho. Também estiveram presentes representantes do Grupo Organizado Mães Orgânicas e Coletivo Macaense de Consumo Solidário.
"O meu objetivo foi saber como Macaé está desenvolvendo essa busca pelo selo orgânico. Estou encantada com o projeto. Macaé hoje me mostrou que é possível fazer, realizar. Percebi a motivação e o empoderamento dos produtores rurais. Eles amam a terra e amam produzir alimentos de qualidade", frisou a Coordenadora de São João da Barra, Lenilce Aguiar.
Os pequenos produtores rurais de Macaé interessados em obter informações devem procurar a sede da Secretaria de Agroeconomia, localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto ou pelo telefone (22) 2759-5309.
Selo de Qualificação
A presença do selo orgânico nas embalagens e rótulos transmite segurança necessária para o consumidor na hora da compra. Embora alguns pequenos produtores familiares possam vender seus produtos orgânicos em feiras sem o devido selo, os revendedores maiores exigem a necessidade de uma certificação orgânica.
Esse selo diz respeito à organicidade do produto, ou seja, para adquirir essa certificação o produtor deve seguir uma série de pré-requisitos em sua plantação, garantindo que o desenvolvimento das plantas seja realizado de acordo com os manuais, sem qualquer intervenção química, desde a plantação até a embalagem final.
Qualquer produto que segue à linha orgânica de produção pode receber o selo. No entanto, aqueles que não seguem parte do processo devem, primeiramente, se adequar ao solicitado para só então iniciar o processo de certificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário