Guarda Municipal recebe novas viaturas nesta quarta-feira
Publicada em 31/10/2017, às 12h29 | Atualizada em 31/10/2017, às 18h48
Por Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi
André Sobral
Novas viaturas vão garantir mais segurança e conforto para os agentes durante as rondas na cidade
Os grupamentos de trânsito e de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal vão receber novas viaturas nesta quarta-feira (1º), na sede da Prefeitura. Os novos sete veículos são mais robustos em relação aos anteriores e contam com suspensão reforçada de fábrica, caçamba e cofre completo, sendo este último uma novidade importante para a contenção de acusados.
Derivadas da picape Oroch, da Renault, as viaturas receberam uma estrutura metálica que cobre toda a caçamba e possuem um cofre humanizado, com exaustor e iluminação. Os veículos também possuem sensor de ré e a chamada "luz de beco", uma lanterna elevada que permite aos agentes emparelhar lateralmente o carro e iluminar cantos escuros.
Além das melhorias mecânicas, as novas viaturas também possuem a maior parte da identidade visual da corporação pintada diretamente na lataria, o que vai diminuir o desgaste das cores diante da ação do sol. Nas antigas viaturas, as cores eram apenas plotadas por meio de adesivos, que, com o tempo, desbotavam e eram mais frágeis a arranhões.
Visualização
Com o novo modelo, o sistema audiovisual das viaturas está mais potente, segundo o agente Edmar Batista Santos, responsável pelo controle da frota da Guarda. "Os leds do giroflex estão mais potentes, assim como aquele flash de luz branca que indica a presença de uma viatura. Esse aparato melhora a visualização do veículo por parte dos moradores e indica a presença da guarnição, aumentando a segurança", disse.
Conforto
O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, disse que as novas viaturas garantem maior conforto para os agentes, que passam muitas horas em escalas longas de trabalho. "São veículos maiores, novos e mais confortáveis, todos com ar-condicionado e melhor ergonomia. Nós entendemos que isso representa uma melhoria na condição de trabalho dos nossos agentes, que às vezes passam diversas horas dentro da viatura", completou.
Cofres
Muitos agentes de proteção comunitária da Guarda já passaram por situações de susto, nos casos em que suspeitos chutaram os vidros das viaturas e conseguiram quebrá-los, colocando em risco os agentes e a eles próprios.
Essa situação agora foi contornada com a adoção dos cofres, que possuem reforço metálico e impedem que o suspeito tenha contato com os vidros. Por ser uma picape, a nova viatura também impossibilita que se tenha contato com a parte interna do veículo, aumentando a segurança dos agentes.
Matéria relacionada
Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário