PROFESSORA ROSENIL
Jurunas ganha nova unidade de educação infantil em tempo integral
22/02/2018 12:49
O prédio da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Rosenil Cordeiro da Silva, localizado no bairro do Jurunas, existe há mais de 30 anos e passou por muitos problemas. Antes a unidade de ensino, denominada Escola São Silvestre, enfrentava alagamentos a cada chuva mais forte. Na manhã desta quinta-feira, 22, após uma grande reforma, a escola foi devolvida à comunidade e aos estudantes da travessa São Silvestre e redondezas.
A Emei Professora Rosenil Cordeiro da Silva foi totalmente reconstruída e agora conta com climatização em todas as salas de aula, aos moldes de outras 28 escolas que foram reformadas e receberam equipamento de ar-condicionado, desde o primeiro ano da gestão do prefeito Zenaldo Coutinho.
Com capacidade para atender 256 crianças em três turmas em tempo integral e seis em regime parcial, a unidade conta com seis salas de aula, possui playground, copa-cozinha, refeitório, banheiros, escovódromo, bebedouro industrial, depósito de material didático, espaço para leitura com recursos multimídia e cobertura toda feita em estrutura metálica com telhas termoacústicas. Tudo visando as melhores condições de aprendizado, com mais conforto, segurança e qualidade aos estudantes.
Inauguração - A cerimônia de inauguração da escola teve a presença do prefeito Zenaldo Coutinho e do titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Marcelo Mazzoli, que, ao lado da diretora da escola, Mauricélia Pinheiro, hastearam as bandeiras do Brasil, do Pará e do município, ao som do Hino Nacional, executado pela banda da Guarda Municipal de Belém (GMB).
O nome da escola é uma homenagem à educadora Rosenil Cordeiro da Silva, já falecida, que foi professora durante mais de 30 anos, chegando a dar aulas na escola que agora batiza. A irmã de Rosenil, Rosa Cordeiro, presente à cerimônia, agradeceu a homenagem, lembrando que a irmã dedicou quase a vida inteira a ensinar crianças e adolescentes.
Quem estava muito feliz com a inauguração da escola era Paloma Ribeiro, de 20 anos, e mãe de Antônio Gabriel, de 2, que começou a estudar este ano na Emei. Paloma conta que ela mesma foi aluna da escola, juntamente com os irmãos que hoje têm 30, 18 e 21 anos. “Todos da minha família estudamos aqui e era muito difícil porque a escola enchia quando tinha chuva forte. Fiquei muito feliz quando vim matricular meu filho e vi que a escola tinha ficado muito bonita e confortável. Assim fico mais tranquila de passar o dia trabalhando, porque sei que meu filho será bem cuidado aqui”, comemorou Paloma.
Coletivo - O prefeito Zenaldo Coutinho ressaltou que contou com a união de todos para a reconstrução da escola. “Reformar e entregar escolas é uma luta coletiva de cada um da comunidade, unidos a nós, da Prefeitura. Uma escola não é apenas pedra e tijolo. É também um conceito para o comprometimento com a formação de cada aluno matriculado nesta escola. A escola é um ambiente vivo das coisas do bem, e para seguir assim contamos com a ajuda dos pais dos estudantes”, afirmou o prefeito.
O secretário Marcelo Mazzoli disse que a entrega de escolas reformadas e climatizadas é um compromisso de educação da Prefeitura com a comunidade. “Se engana quem pensa que esse é um trabalho solitário. Não é. Entregar equipamentos educativos como este, com um alto padrão de construção, é um compromisso com a dignidade de cada membro da comunidade, que está vendo um projeto que visa ao direito ao aprendizado de cada criança que estuda aqui”, disse o secretário.
Manuela de Freitas - Nesta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Belém, por meio da Semec, fará a entrega da reforma completa e climatização do novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuela de Freitas, no bairro de São Brás. A escola teve o prédio antigo demolido e ganhou estrutura nova e ampliada com capacidade para atender cerca de 600 novos alunos. Com essas novas vagas, serão mais de mil estudantes beneficiados com uma escola em alto padrão de qualidade.
A unidade conta com 15 salas de aula climatizadas, sala de música, laboratório de informática equipado com computadores modernos, cozinha com despensa, sala pedagógica, quadra de esportes, jardim, além de ter duas escadas de acesso com rampas e corrimões, que garantem a acessibilidade dos alunos com deficiência.
Por Dedé Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário