quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Inscrições estão abertas para concurso literário

2018-02-28 10:08:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arquivo Secom/João Barreeto
Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio podem se inscrever, concurso levará ganhadores a Frankfurt
O Dia Nacional do Livro Didático, comemorado na terça-feira (27), é lembrado na rede municipal com a participação de alunos dos ensinos Fundamental (1º ao 9º ano) e Médio no concurso literário "Faça parte dessa história". As inscrições foram prorrogadas até o dia dois de abril.

O concurso é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como objetivo selecionar os talentos das escolas públicas do Brasil na arte de escrever. O cadastro é feito pelo endereço eletrônico www.fnde.gov.br. Os interessados devem inscrever obras nos seguintes gêneros literários: poema, conto, crônica, novela, teatro, texto da tradição popular, romance, memória, diário, biografia, relatos de experiências e história em quadrinhos.
Cada candidato poderá inscrever somente uma obra literária. Os menores de 18 anos devem receber autorização dos pais. Os textos serão selecionado por uma comissão julgadora do FNDE, que vai avaliar os seguintes critérios: criatividade, comunicabilidade, originalidade, valorização da cultura brasileira, elaboração estética do texto e riqueza temática.

A cerimônia de premiação dos vencedores acontecerá durante a Bienal Internacional do Livro 2018, em São Paulo. O primeiro lugar de cada uma das categorias ganhará uma viagem internacional para conhecer a maior feira de livros do mundo: de Frankfurt, na Alemanha. E os três finalistas de cada categoria (anos iniciais e anos finais dos ensinos Fundamental e Médio) também serão premiados com uma viagem de visita à Bienal. Além disso, os premiados também ganharão um acervo completo de livros literários.

Educação estimula conhecimento

Na rede municipal, ações estão sendo reforçadas para contribuir com apoio à gestão do livro didático. Uma delas é a campanha "Abrace o Livro Didático. Abrace o Conhecimento", que visa fortalecer o uso do recurso pedagógico para contribuir com a aprendizagem.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, ações como estas ganharam o reconhecimento do Governo Federal. "Macaé investe na formação continuada voltada para execução de ações que visam às boas práticas na gestão escolar. A rede municipal segue as diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e também atende compromissos legais referentes à entrega, conservação e devolução", citou.

No decorrer da campanha, que vai acontecer durante todo o ano letivo, cuidadores dos livros vão desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a boa utilização do livro didático com foco na aprendizagem do aluno. Para isso, no dia 16 de março, a partir das 8h, haverá uma formação específica de lançamento da campanha com os responsáveis pelos livros didáticos nas escolas. Na oportunidade, serão entregues textos dos alunos participantes do concurso literário "Faça Parte Dessa História".

A programação também contará com concurso de slogans. De acordo com a responsável pelo Programa do Livro Didático, Rose Thomaz, assim como nos anos anteriores, a expectativa é que a programação seja um sucesso. "Contamos com o envolvimento não só dos alunos, mas de toda a comunidade escolar, que se empenha na produção e no trabalho de conservação do livro", pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário