segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Encontro de Professores Alfabetizadores é lançado

2018-02-26 16:42:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de professoras em sala de aula
Foto: Ana Chaffin
Programação acontece nos colégios Coquinho, Aroeira e Neusa Goulart Brizola, que funcionam como polos
Com o objetivo de intensificar as ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi lançado, nesta segunda-feira (26), e segue até quarta-feira (28) o Encontro de Professores Alfabetizadores. A programação mensal que faz parte do PNAIC é voltada para os educadores do primeiro ao terceiro ano e acontece nos colégios Coquinho, Aroeira e Neusa Goulart Brizola, que funcionam como polos.
A estratégia prevê a alfabetização de todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática até o terceiro ano do Ensino Fundamental, com no máximo oito anos.

Para os que lecionam com o quarto e quinto ano, o encontro será promovido na quarta-feira (28), na sede da Secretaria de Educação, que funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402 - Centro, nos turnos da manhã e tarde.

O polo do Colégio Neusa Goulart Brizola (Barra) é um dos mais movimentados. Entre as participantes nesta segunda estavam as professoras Edinete da Silva Gomes e Josineia Xavier. Edinete afirma que encontros como este são essenciais para a troca de vivências. "Trabalho com 50 alunos no Colégio Municipal Paulo Freire. Temos que nos aprimorar para ampliar os nossos horizontes e dos nossos alunos", conta. Para a professora integradora Josineia Xavier, o PNAIC é um trabalho promissor. "É muito bom ver o avanço dos estudantes. Para isso, a nossa qualificação é fundamental", observa.

Com a realização do Encontro de Professores Alfabetizadores, a proposta da rede é contribuir com a troca de experiências e aproximar as práticas pedagógicas das escolas. Para isso, haverá nove encontros por mês.

O foco do Encontro de Professores Alfabetizadores do PNAIC será o projeto "Leitura em Ação" com trabalho de leitura, escrita e matemática diário e estratégias como implantação de um caderno de produção textual para cada aluno, além da agenda diária semanal para organização do trabalho do professor e melhor acompanhar o aluno no processo ensino-aprendizagem.

O Encontro de Professores Alfabetizadores é mais uma ação da coordenação de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o ano letivo de 2018 tem as seguintes metas: contar com 80% dos alunos alfabetizados no primeiro ano, ter o registro de 85% dos alunos do segundo ano lendo com fluência e produzindo textos com legibilidade e coerência, além de ter todos os estudantes do terceiro ano com fluência, compreensão e produção de texto com coerência e coesão.

"Outra proposta é que 95% dos alunos do quarto e quinto ano sejam aprovados com aprendizagem, preservando as especificidades das diversas áreas de conhecimento", pontua o secretário. Ele lembra que Macaé segue o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que 100% das crianças estejam plenamente alfabetizadas até 2024.

Três colégios sediam capacitação

As unidades que participam do Encontro de Professores Alfabetizadores no Colégio Municipal Aroeira são: escolas Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Fazenda Santa Maria, Amil Tanos, Joffre Frossard, Nosso Senhor dos Passos, Sônia Regina de Souza Lapa e colégios Eraldo Mussi, Generino Teotônio de Luna, Renato Martins e Professora Elza Ibrahim.

Já o polo do Colégio Municipal Coquinho recebe as escolas Lions, Dolores Garcia Rodriguez, Jacyra Tavares Duval, Imboassica, Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, Maringá, Professor Antonio Alvarez Parada, Interagir, Professora Eda Moreira Daflon e Professora Letícia Peçanha de Aguiar.

O Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola é polo das escolas Onilda Maria da Costa, Paulo Freire, Leonel de Moura Brizola, Aterrado do Imburo, Almir Francisco Lapa, além dos colégios Wolfango Ferreira, Maria Cristina da Cruz, Balneário Lagomar e os Cieps Oscar Cordeiro e Professor Darcy Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário