sábado, 24 de fevereiro de 2018

SANEAR BELÉM

Prefeitura anuncia o mais abrangente programa de saneamento da capital

23/02/2018 21:22
A Bacia da Estrada Nova e do Una, em Belém, serão beneficiadas com o projeto inovador lançado pela Prefeitura de Belém e idealizado para atender a população de forma integrada. O lançamento do programa ocorreu durante a apresentação do projeto à imprensa, na tarde desta sexta-feira, 23, no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal.
O Sanear Belém – Cidade para todos, é o mais abrangente programa de saneamento da capital paraense e terá como incentivo para operação, recursos assegurados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estipulados em 250 milhões de dólares – 125 milhões da PMB e 125 milhões do banco -, para obras que devem impactar diretamente na vida de mais de 1 milhão de pessoas.
O novo modelo de política de saneamento para Belém passa por mudança de concepção e reformulação das ações municipais, na qual o projeto foi elaborado por uma equipe especializada multidisciplinar, com profissionais locais e apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), que visa atender as necessidades e particularidades das comunidades onde as intervenções vão ocorrer, minimizando ainda, o remanejamento de famílias durante a realização das obras.
O prefeito Zenaldo Coutinho explicou que o projeto inicia com o envolvimento das pessoas, cronograma social, parte econômica e também, o cadastramento das pessoas. Ele falou, ainda, da junção das bacias que tem o objetivo de envolver mais que o saneamento, e sim, o social e ambiental. “O projeto envolve, também, a obra de macrodrenagem das ruas, esgotos, o abastecimento de água, ou seja, uma obra completa, que trata desde a habitação até o saneamento mais profundo com o sistema de esgoto e abastecimento de água”.
Somente na Bacia da Estrada Nova e do Una, estão previstas intervenções para cinco anos de trabalho pelo Programa de Saneamento que vai transformar paisagens, garantir condições de saneamento e melhorar a saúde e a vida nas comunidades beneficiadas na cidade como um todo. Na obra da Bacia da Estrada Nova terá todo o abastecimento de água, macrodrenagem e pavimentação. Já a Bacia do Una terá, sobretudo, a recomposição dos canais e as vias, com regularização das ruas.
“Em março teremos o início das ações sociais e em abril a gente já deve ter movimento de obra e em seguida, a sequência do projeto, visto que serão cinco anos assegurados com o financiamento que conseguimos”, enfatizou o prefeito que destacou ainda o envolvimento social. “Esse é um projeto que é feito para as pessoas. O envolvimento social, os comitês de acompanhamento da obra, a fiscalização, o lado econômico, ambiental, toda a parte de elaboração do projeto e execução terá a gestão compartilhada com a comunidade”, pontuou.
A Bacia da Estrada Nova é a maior das 14 bacias hidrográficas de Belém, caracterizada por uma densa ocupação, com 220 mil habitantes. Foi apontada como a 5ª maior favela do Brasil em levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 e recebeu ações e programas de diferentes agentes financiadores para minimizar os alagamentos por meio de obras de drenagem.
A coordenadora do projeto, Luciana Vasconcelos, avalia que o Sanear Belém é um novo olhar para o município. “No momento em que integra as bacias você tem uma nova forma de se trabalhar com responsabilidade o saneamento”.
Reunião
Já neste sábado, 24, às 15h30, na Igreja Centrão, no bairro do Jurunas, a Prefeitura de Belém reúne com as comunidades, moradores da avenida Generalíssimo Deodoro, entre Padre Eutíquio e Fernando Guilhon; da travessa Dr. Moraes, entre Fernando Guilhon e São Miguel, e também da rua São Miguel, entre Dr. Moraes e Fernando Guilhon. Na ocasião será compartilhada informações sobre o início de um conjunto de obras de saneamento que serão realizadas na área pela prefeitura, que inicia o trabalho de cadastramento social de famílias a partir da próxima segunda-feira, 26.
Por Karla Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário