segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Programação diversificada comemorará Dia da Mulher

2018-02-26 15:37:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de mulheres sentadas numa sala
Foto: Rui Porto Filho
Em caso de violência psicológica ou física, criminoso deve ser denunciado
A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Macaé preparou uma programação estendida para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O primeiro evento será no dia 05 e o último no dia 27, em vários pontos da cidade. A programação diversificada irá culminar com o programa Mulher in Forma, no dia 8, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, que incluirá o oferecimento de diversas oficinas de 20 minutos, apresentação teatral, divulgação de serviços municipais para as mulheres e de informações sobre a rede de proteção de atendimento.
Na segunda-feira (5 de março), será lançado o projeto "Sala de Espera", da equipe de psicologia, às 9h, no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) que, assim como a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. O Ceam fica na Rua São João, 33, Centro, ao lado da 123ª DP.

No dia 7, no Auditório do bloco B da Cidade Universitária, bairro Granja dos Cavaleiros, será o Cine Debate sobre o filme "Vidas Partidas". Neste dia, no Centro de Referência de Assistência Social do Botafogo (Cras Botafogo), às 15h, acontecerá a Roda de Conversa com as participantes do Cras.

As oficinas no calçadão da Avenida Rui Barbosa, no dia 8 de março, serão do Programa InForma da Secretaria de Esportes. Serão abordados temas como dança, alongamento, instruções sobre defesa pessoal, com o professor de autodefesa, Paulo Dell Isola, e dicas nutricionais.

A Secretaria de Cultura apresentará a esquete teatral "As mulheres e suas previsões", além de Roda de Capoeira. "Em 8 de março, precisamos comemorar as conquistas do passado, como o direito ao trabalho regulamentado, o voto, a Lei Maria da Penha e outras ações afirmativas de direitos. Entretanto, é um momento para refletirmos sobre as nossas lutas, contra o preconceito, a violência com altos índices, e as necessidades de conquistas futuras", diz a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Macaé e do Ceam, Jane Roriz.

Os eventos continuarão durante a semana. No dia 9, às 9h, no Ceam, o II Encontro Mulheres Reais - Somos todas mulheres, merecemos respeito. No dia 10 será a reunião com as mulheres do Assentamento Celso Daniel, "Direito de uma, direito de todas!", às 9h.

A programação seguirá até 15 de março (quinta-feira), com as servidoras públicas de Macaé - Disseminando o Direito da Mulher na Política Pública, às 9h, no auditório do sindicato da categoria, o Sindserv. Também no dia 15 haverá a Tarde de Beleza com as idosas, em parceria com a Secretaria de Educação, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), das 14h às 17h.

Em 21 de março (quarta-feira), no CCI, das 14h às 17h, acontecerá o evento em parceria com as secretarias de Cultura e de Esportes é a Tarde de Integração em homenagem às mulheres, com a apresentação da Orquestra Popular de Macaé (OPM), ginástica laboral, atividades lúdicas e dança. No dia 22, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas, Avenida Papa João XXIII, 47, Centro, às 9h, será oferecida a Roda de Conversa com as usuárias e profissionais do Creas: mobilizando a rede de proteção à mulher.

Ainda no dia 21, no CRAS Nova Esperança, haverá a Roda de Conversa com as usuárias e profissionais do CRAS Nova Esperança "Mobilizando a rede de proteção à mulher". Finalizando a programação, no dia 27 de março, na Casa de Convivência da Secretaria de Saúde, às 9h, será realizada a Roda de Conversa com as usuárias e profissionais da Casa de Convivência - Mobilizando a rede de proteção à Mulher.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) vem formando multiplicadores, incluindo profissionais da 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, do 32º Batalhão de Polícia Militar, Defensoria Pública, Juizado Criminal, Ministério Público, Secretaria de Saúde e Hospital Público Municipal (HPM).

Mais informações pelo número (22) 2796-1045. Outros contatos para denúncia de violência contra a mulher são o Disque Denúncia - 180; a Patrulha Maria da Penha - 0800-2822108 e (22) 99707-2085; a Delegacia de Polícia Civil 123ª DP - (22) 2791-4083 e a Polícia Militar - (22) 2765-7296 e (22) 98168-2344.

Nenhum comentário:

Postar um comentário