domingo, 18 de fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde presta contas e apresenta novos projetos

Jorge Ronald
Audiência de Saúde reuniu gestores, servidores e população na Câmara
Jorge Ronald
Secretária Rosimeri Azevedo falou sobre os desafios e conquistas da Saúde no período
Gestores da Secretaria de Saúde apresentaram nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, na Câmara de Rio das Ostras, os serviços e investimentos feitos no último quadrimestre do ano passado, conforme determina a legislação e os princípios da transparência. A audiência pública reuniu servidores e população. A Administração Municipal também vem se empenhando para conseguir verbas federais e estaduais para oferecer novos serviços e melhorar o atendimento prestado. 

Participaram da audiência a secretária de Saúde Rosimeri Azevedo, a subsecretária de Atenção Especializada, Josenir Freitas, o presidente do Fundo Municipal de Saúde, Evandro Minguta, além do vereador Robson Carlos de Oliveira, ente outros gestores da Secretaria de Saúde. 

Foram apresentados os desafios e conquistas da Saúde no período, além dos serviços prestados pelas 27 unidades de Saúde, como postos e centros de saúde, Farmácia, Centro de Atenção Psicossocial – Caps, Hospital, Pronto-Socorro Municipal, entre outras. 

NÚMEROS - A cobertura vacinal foi um dos destaques do último quadrimestre. Enquanto o Estado do Rio de Janeiro registra cerca de 12% de cobertura de imunização contra a febre amarela, Rio das Ostras superou a marca de 95% do público-alvo vacinado contra a doença. “Foi um grande esforço conjunto de toda a Secretaria de Saúde em torno da campanha, mas valeu a pena”, contou a secretária Rosimeri Azevedo. 

Os dados também apontaram que o número de partos no Hospital Municipal chegou a quase 1800 durante 2017. A Farmácia Municipal também registrou uma média de 4500 atendimentos ao mês. As unidades de saúde superaram a marca dos 450 mil atendimentos no último ano. 

Durante a audiência, o presidente do Fundo Municipal de Saúde também demonstrou o montante de investimento no último quadrimestre de 2017, que superou R$ 34,4 milhões, nas diferentes áreas da Saúde no período. 

PROJETOS - Rosimeri Azevedo falou sobre o empenho do Município na captação de verbas para melhoria da Rede Municipal.“Conforme as prioridades definidas na Conferência Municipal de Saúde, estamos buscando junto ao Governo Federal apoio para ampliação da Estratégia de Saúde da Família, do atendimento aos pacientes de saúde mental, instalação do Caps AD (voltado para pacientes com dependência de álcool e drogas), entre outras iniciativas”. Além disso, ela informou sobre a inscrição do Município para obtenção de recursos para compra de ambulância e implantação de serviço específico para atendimento à população de rua. 

Rosimeri lembrou a importância da participação popular na gestão pública. “Convido todos a participar das reuniões do Conselho Municipal de Saúde, onde podemos tirar todas as dúvidas da população”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário