sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Volta às aulas da FeMASS nesta segunda-feira

2018-02-16 09:06:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arquivo Secom/João Barreto
FeMASS, que funciona na Cidade Universitária, está com um total de 1.097 alunos esse ano
As aulas na Cidade Universitária, que tem aproximadamente 5.500 alunos em 18 cursos gratuitos de graduação e seis de pós-graduação em Mestrado e Doutorado, retomam as aulas em datas diferentes devido à composição do campus formado por três Instituições de Ensino Superior (IES) no mesmo espaço que seguem calendários próprios. A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) inicia o ano letivo nesta segunda-feira (19), com aula inaugural, às 18h, para recepcionar os calouros do primeiro semestre, no Auditório Claudio Ulpiano.
Já o Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) da Universidade Federal Fluminense (UFF-Macaé) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) retomam no dia 12 de março. Só os alunos veteranos do curso de Medicina, da UFRJ, retornaram às aulas no último dia 29.

O secretário de Educação, Guto Garcia, explica que na aula inaugural da FeMASS, os ingressantes receberão as boas vindas da direção e, em seguida, os coordenadores dos cursos conversarão com eles sobre os procedimentos acadêmicos. O Diretório Acadêmico e a Associação Atlética também apresentarão suas atividades. O momento será importante ainda para os novatos conhecerem o polo universitário onde passarão estudando os próximos quatro ou cinco anos, dependendo do curso escolhido.

A FeMASS é da prefeitura, vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, da Secretaria Municipal de Educação, e oferece quatro cursos de graduação. Este ano, está com um total de 1.097 alunos, incluindo os 200 novos aprovados no último vestibular, que vão fechar o primeiro semestre letivo no dia 13 de julho.

O total de alunos por curso está distribuído da seguinte forma: 399 em Engenharia de Produção (EP); 325 em Administração (Adm); 240 em Sistemas de Informação (SI); e 133 em Licenciatura em Matemática (Mat).

A diretora da FeMASS, Cláudia Leite, fala da importância da volta às aulas na faculdade municipal:

- Mais um ano letivo se inicia e nele depositamos nossos desejos e expectativas promissoras. Acreditamos na importância das relações como fator significativo para o aprendizado, esperando a integração entre os alunos, professores e equipe técnico-administrativa -, destacou. É este espírito de equipe que dará o contorno à aula inaugural e a tudo o que os alunos encontrarão na faculdade municipal.

As federais - A UFF tem os cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração. A UFRJ tem os seguintes cursos: Medicina; Enfermagem e Obstetrícia; Química (bacharelado e licenciatura); Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Farmácia; Nutrição; Engenharias Civil, Mecânica e de Produção. Ambas funcionam no município em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria de Ensino Superior.

A Secretaria Acadêmica da UFRJ-Macaé informou que o curso de Medicina terá aulas até o dia 6 de julho; já para os ingressantes dos demais cursos o primeiro semestre letivo vai até 14 de julho. As informações também constam no site da universidade: www.macae.ufrj.br. Na UFF, as aulas se estenderão até o dia 17 de julho e o calendário acadêmico está disponível no site do ICM: http://www.uff.br/?q=calendarios. A universidade também colocou um e-mail à disposição dos alunos: contato@icm.uff.br.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário