“Escola Colorida” exibe cultura nos muros das escolas
De: Secretaria de Educação
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 15 de agosto de 2018
Poder pensar os muros da escola como grandes telas onde a imaginação leva a criação de belos desenhos. É assim que é desenvolvido o Projeto “Escola Colorida”, onde os alunos retratam de forma artística a cultura do bairro e os monumentos históricos do Estado. Na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Dr. Tuffy Nader, na Barrado Jucu, mais de 500 alunos estão envolvidos no projeto, que teve início nessa segunda-feira (13).A ação é desenvolvida pelo setor de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e orientada pelo artística plástico e coordenador do projeto, Antônio Vieira Sampaio (o “Natural”) e já envolveu mais de 3 mil alunos, do 5º ao 9º ano, nas nove escolas por onde o projeto passou.
Os alunos já desenvolveram os desenhos que vão cobrir todos os muros da escola. “Achei criativo o projeto que incentiva o desenhar”, disse o estudante Dylan Valcher. “Aqui na barra tem muitas garças pelo céu, nos barcos de pesca, por isso escolhi desenha a garça como as que observo por aqui”, contou Laiza Gabriela.
Yuri de Freitas Souza, de 6 anos, preferiu desenhar o Convento da Penha. “Desenhei o Convento porque é um monumento histórico conhecido em todo Brasil. Já estive lá muitas vezes e representa a nossa religião”.
A próximo passo, com a definição dos desenhos por meio de votação, será iniciar o processo de transposição do desenho do papel para o muro. “O projeto utiliza a arte como forma de expressão da vivência do aluno, do lugar onde mora e das coisas ou locais que aprecia. Trabalhamos o desenho de forma lúdica e isso envolve muito os alunos e também estimula as relações interpessoais”, afirmou Antônio Vieira Sampaio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário