sexta-feira, 26 de abril de 2019

Educação apresentará trabalhos em seminário internacional em Minas

2019-04-25 14:20:00 - Jornalista: Equipe Educação
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Um relato de experiências do trabalho desenvolvido na rede municipal pela Coordenação de Conflitos Escolares, vinculada à Superintendência de Ensino Fundamental e Médio, foi aprovado pela Comissão Avaliadora do I Seminário Internacional de Educação Contemporânea e será apresentado nesta sexta-feira (26), na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). O documento será publicado nos Anais do Seminário, dando visibilidade ao trabalho realizado em 20 unidades escolares de Ensino Fundamental de Macaé.
O município será representado pela Superintendente de Ensino Fundamental e Médio, Bálade Ayala e uma das responsáveis da Coordenação de Conflitos Escolares, Andréia Nobre. De acordo com as profissionais da secretaria de Educação, o foco desse trabalho é desenvolver o diálogo nas escolas da rede municipal, baseado na Lei 13.140, a mesma do Judiciário, aplicando na Educação com o objetivo da reconciliação dos envolvidos, sendo acompanhado e monitorado pelo Ministério Público.

O trabalho da Coordenação de Conflitos Escolares foi iniciado em 2018, com várias ações para coibir a violência nas escolas entres os alunos, tais como: o redirecionamento da equipe de Orientadores Educacionais para as escolas que atendem o Segundo Segmento; a realização de um curso de orientações para as equipes gestoras das unidades escolares, de como fazer a mediação de conflitos; a implementação do projeto com a formação e posse das comissões de convivência nas escolas, para que se possa ter um ambiente mais responsável, seguro e de boa convivência dentro das unidades.

Segundo Andréia Nobre, a Coordenação de Conflitos Escolares já obteve bons resultados passados pelas escolas do trabalho realizado em 2018, com a diminuição considerável entre os alunos do Segundo Segmento, assim como entre aluno X professor, professor X professor, professor x equipe gestora e aluno X equipe gestora.

"Ano passado nos concentramos em formar e empossar as comissões, já este ano iniciamos fortalecendo essas comissões de convivência nas escolas, visitando às unidades de ensino conversando sobre a importância do diálogo, dentro de um planejamento estratégico de cada equipe, utilizando espaços nos horários de atividades com os professores de 15 em 15 dias", destacou a Coordenadora.

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