terça-feira, 24 de setembro de 2019

Artistas plásticos consagrados inspiram mostra da Educação Inclusiva

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Equipe da Educação Inclusiva e alunos comemoram o sucesso da exposição IncluArte
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    O aluno Bernando, à esquerda, ficou encantado com o colorido e a alegria das obras de Romero Brito
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Com um olhar atento, Luan logo descobriu que o uso das formas geométricas são um dos destaques das obras de Romero Britto
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Diferentes artistas, como Tarsila do Amaral serviram de referência para mostra IncluArte
Publicada em: 23 de setembro de 2019 - 12h53Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Quem visitar a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer até sexta-feira, dia 27, vai poder conferir uma exposição que reúne releituras de obras de Tarsila do Amaral, Juan Miró, Romero Britto e outros artistas. A IncluArte, que foi inaugurada no último dia 20, reúne dezenas de trabalhos preparados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino atendidos pela Educação Inclusiva.
Todos os trabalhos apresentados na mostra foram desenvolvidos nas salas de recursos multifuncionais das unidades de ensino tendo como referência as obras de alguns artistas plásticos. A exposição coletiva integra as comemorações do Dia Nacional de Luta pela Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, organizadas pela Divisão de Educação Inclusiva da Rede Municipal.
“A arte tem o poder de despertar a criatividade, expressar os sentimentos e a forma como enxergamos o mundo. Por meio dos trabalhos artísticos é possível ir além dos conteúdos escolares e ajudar os alunos a desenvolver habilidades”, acredita a professora especialista de Educação Inclusiva Zuleika Zanuzzio, curadora da mostra.
A subsecretária Pedagógica de Educação, Valéria Bragança, destaca que muitos conteúdos podem ser melhor assimilados por meio da arte. “Uma das referências para os trabalhos do IncluArte foi a japonesa Yayoi Kusana, que é esquizofrênica e usou a pintura para ultrapassar as barreiras impostas pela doença. Acredito que a arte pode transformar vidas”, enfatiza Valéria.
Na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros, no Jardim Mariléa, o artista escolhido como referência foi Romero Britto. “Temos 68 alunos atendidos pela Educação Inclusiva e, como levaríamos apenas cinco trabalhos para mostra, fizemos algumas produções coletivas. Foi muito bom ver o interesse e a participação dos estudantes”, lembra Túlia Fernandes, professora da sala de recursos da unidade.
Os alunos Bernardo Pereira Félix e Luan Soares da Silva, que cursam o 3º ano na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros, confirmam o entusiasmo de todo o grupo. “Achei os trabalhos do Romero Britto muito alegres, gostei das cores usadas por ele”, conta Bernardo, de 8 anos, que tem Transtorno de Espectro Autista (TEA). “Se você parar para observar, todas as obras de Romero usam formas geométricas”, complementa Luan, de 9 anos, que é deficiente físico.
Para os pais e responsáveis, foi uma grata surpresa ver o envolvimento dos estudantes com as atividades que resultaram na exposição. “Bernardo quis aprender maissobre Romero Britto e pediu para pesquisarmos sobre ele na Internet”, afirma a dona de casa Emannuelle Félix, mãe do aluno. “Meu filho Luan, que já é muito integrado naescola, gostou demais desse projeto”, finaliza Luana Soares, que é professora.

SERVIÇO:
IncluArte – Mostra de trabalhos dos alunos da Educação Inclusiva
Local: Hall de entrada da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer
Endereço: Rua Guanabara, 3603 – Extensão do Bosque
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Até o dia 27 de setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário