sábado, 20 de março de 2021

 

Mobilidade e Tecnologia discutem projeto Smart City

2021-03-19 16:50:00 - Jornalista: Catarina Brust
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arte
Entre os projetos relacionados está o monitoramento completo da cidade

As Secretarias de Mobilidade Urbana e Ciência e Tecnologia se reuniram, essa semana, para discutir projetos relacionados a Smart City (Cidade Inteligente). O objetivo é que através da tecnologia sejam disponibilizados diversos sensores e equipamentos eletrônicos que permitam coleta de dados e uso futuro para gerenciar diversas demandas da cidade. Entre elas, o projeto de monitoramento completo da cidade, gerenciamento do sistema de tráfego e transporte, câmeras de segurança e também o Wi-Fi Macaé. Promovendo a conectividade dos dispositivos eletrônicos da Mobilidade Urbana e Segurança Pública.

“O projeto da Smart City está em fase de elaboração. Ele contempla o monitoramento completo da cidade, que visa atender não somente esta secretaria, mas também a Ordem Pública, Defesa Civil, Saúde, dentre outras”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

Também está sendo discutida a possibilidade de alinhar o projeto Smart City e a liberação do Wi-Fi Macaé no transporte coletivo urbano.

“Só conseguimos fazer o projeto com a integração das secretarias para gerar o melhor para o munícipe”, ressalta o secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos.

O especialista em Telecomunicações da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, Fellipe Pinheiro, lembra que a atual malha de fibra óptica instalada no município será utilizada. “Vamos aproveitar a malha de fibra óptica da prefeitura, que hoje conta com 75 quilômetros, para atender diversos pontos necessários ao projeto Smart City”.

Smart City - Segundo a União Europeia, Smart Cities são sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário