segunda-feira, 31 de maio de 2021

 

Prefeito fala sobre parceria durante live de aniversário do Nupem

2021-05-31 15:04:00 - Jornalista: Carla Cardoso
Compartilhe:  
  •  
  •  
Welberth Rezende destacou que a parceria colocou Macaé como uma das principais cidades do Estado no combate à Covid-19

Fábrica de saberes e sonhos – como é carinhosamente chamado por professores e alunos – o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de Macaé (Nupem-UFRJ), celebrou, de forma online, seus 27 anos de fundação na manhã desta segunda-feira (31). A comemoração aconteceu por meio de uma live no Canal da instituição no Youtube, e contou com participações de autoridades, apresentações artísticas, depoimentos de professores e alunos, e apresentação do novo site do instituto.

O prefeito Welberth Rezende participou do evento e frisou a importância da parceria do Nupem com o município, principalmente durante a pandemia do Coronavírus. “Gostaria de parabenizar e agradecer a todo apoio na parte de pesquisa e em prol da educação no nosso município, principalmente agora durante a Covid-19. Foi fundamental sua participação para poder colocar Macaé como uma das principais cidades do Estado do Rio no combate e controle da pandemia. Fomos uma das cidades que mais testou em parceria com o Nupem, que agora, também, atua cedendo os seus freezers para que possamos receber a vacina da Pfizer. Sem essa parceria, isso não seria possível. Por tudo isso e muita coisa que ainda virá, juntos nessa parceria, gostaria de desejar feliz aniversário e parabenizar por todo o trabalho do nosso Nupem Macaé”, declarou o prefeito.

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires de Carvalho, também parabenizou ao corpo social do instituto, pelos 27 anos de atuação com excelência e qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão. “Parabéns por todos por esses 27 anos atuando e orgulhando muito à nossa universidade. Espero que em 2022 possamos estar juntos, presencialmente, comemorando os 28 anos. A presença do Nupem na cidade de Macaé é muito importante, não só para a sociedade litorânea, mas também para o estado do Rio de Janeiro”, observou.

O secretário municipal adjunto de Comunicação, o fotojornalista Rômulo Campos, também participou da comemoração. “Essa instituição voltada ao saber, à pesquisa e ao ensino tem uma relevância incomensurável para Macaé, dentro da grandeza do trabalho que faz. E para que esse trabalho fosse reconhecido, foi importante a participação e dedicação de algumas pessoas. Destaco o trabalho do atual diretor, Rodrigo Nunes, que tem se dedicado a manter o nível de excelência e qualidade da instituição, com o suporte da reitoria da UFRJ. E também não poderia deixar de citar alguém que ao longo da vida dedicou muitos anos na consolidação desse projeto, o professor Francisco Esteves, que chegou a acampar dentro de um parque de exposição para que o Nupem pudesse se tornar essa realidade, que pode ser verificada nos 35 laboratórios que possui, além dos cursos de graduação e pós, e agora, do auxílio que tem prestado ao município no combate à pandemia, com pesquisas e testagens”, evidenciou.

Novo site – Convidado para falar sobre o novo site do instituto, Rômulo Campos explicou que a modificação foi evolutiva, ao mexer na arquitetura do site e organização das informações, o que tornou o site mais dinâmico, moderno, amigável e interativo. “O site vai cumprir a função de ser um elemento de consulta e difusão do saber”, elogiou.

Diretores - Diretor do Nupem, o professor Rodrigo Nunes da Fonseca lembrou a criação do instituto em 31 de maio de 1994. “Foi a primeira unidade no interior do Estado do Rio. E atualmente são mais de 400 biólogos formados, centenas de mestres e doutores, além de ter realizado projetos por Macaé e possuir diversos ex-alunos espalhados pelo mundo”, abordou Rodrigo .

Emocionado, o professor Francisco de Assis Esteves, fundador do Instituto (do qual é vice-diretor), também participou da celebração e falou sobre a felicidade em vivenciar esse momento com o atual corpo do Nupem. A acolhedora casa amarela abriga, segundo Esteves, uma grande e unida família, formada pelos corpos discente, docente e colaboradores. “Esse evento de hoje é como se fosse um farol que ilumina o horizonte, porque nós precisamos de muita esperança, paz e afeto, e não podemos esquecer que estamos vivendo um momento de trevas. O Nupem é exemplo de sucesso acadêmico comprometido com o social. As pontes que construímos e construiremos ainda no futuro, ligam o bairro Barreto à sociedade macaense, ao Norte Fluminense, ao Brasil e ao exterior”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário