quinta-feira, 11 de novembro de 2021

 

Programação da Semana da Consciência Negra será no Centro e na Serra

2021-11-11 11:26:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arte Semana da Consciência Negra
A abertura das atividades culturais será na terça-feira (16), no Centro Macaé de Cultura

Para provocar reflexões sobre o racismo estrutural da sociedade brasileira e discutir ações para o seu combate, foi criado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, oficializado em 2011. Por isso, a Secretaria de Cultura preparou uma programação comemorativa da Semana da Consciência Negra, que começará no próximo dia 16. As ações culturais vão acontecer no Centro Macaé de Cultura, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé e também na Região Serrana.

As atividades culturais, com entrada franca, serão realizadas no foyer do Teatro Municipal de Macaé. A abertura da programação será no dia 16, às 16h, com a roda de conversa ‘Feminismo Negro’, apresentando as convidadas, militantes da causa, Conceição de Maria e Ivania Ribeiro.

Em seguida, terá início o ‘Cinegritude’ que exibirá o filme ‘A Pedra’, um documentário sobre Roberto Borges, professor do mestrado em Relações Étnico-Raciais do Cefet-RJ. O roteiro trata da construção de identidade de crianças negras em uma escola do Complexo da Penha (RJ) e de conquistas antirracista. A direção é de Davidson Davis Candanda.

No dia 17, a programação acontecerá no Solar dos Mellos, com o projeto Café Literário, às 18h. O tema será ‘Poesia Preta’, com a participação dos poetas Gerson Dudus e Isabella Ingra. Logo após o sarau, a professora Katia Magalhães é a convidada do bate papo ‘Fala Preta Regional’.

O evento do dia 18 será no Centro Macaé de Cultura, com início às 16h. A proposta é a roda de conversa "Racismo Estrutural", com a jornalista Laís Monteiro. Depois será apresentado, no Cinegritude, o filme ‘Akara no Fogo da Intolerância’. O documentário aborda a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana. O acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afrobrasileira, é o ponto de partida para as reflexões. A direção e o roteiro são de Claudia Chávez.

Ainda no Centro Macaé de Cultura, as ações culturais do dia 19 terão início às 14h, com a baiana do acarajé vendendo a comida típica. Às 15h, a poeta angolana, Zila Conceição Joaquim Calei, e a fotógrafa e artesã, Graziele Cristine de Jesus, vão mostrar o projeto Zila e Grazi, que traz histórias, artes, dança e canto africanos. Às 15h30, elas conduzirão a oficina Confecção de Turbantes.

A Capoeira de Mestre Kiko será a atração das 16h, seguida pelo Maculelê, às 16h30. Depois o Cinegritude, às 17h, exibirá o filme ‘Café com Canela’. A produção dirigida por Ary Rosa e Glenda Nicácio é um filme tocante que trata de superação e solidariedade.

Fechando a semana, no Dia da Consciência Negra, dia 20, as ações culturais serão realizadas no distrito do Sana, na Serra Macaense. O Sarau ‘Palavra Preta’, com Gerson Dudus e Isabella Ingra, será no polo cultural CriaSana. Depois do evento de poesia, haverá Cinegritude, apresentando ‘Café com Canela’.

O Centro Macaé de Cultura está localizado na Avenida Rui Barbosa, 780; o Solar dos Mellos, na rua Conde de Araruama, 248, ambos no Centro da cidade; e o CriaSana, que fica no Centro do distrito do Sana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário