terça-feira, 7 de julho de 2015

Alunos vencedores de concurso nacional autografam livros

06/07/2015 17:23:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto dos alunos Kayke da Silva, Lis Maia Alvarez e Ellen Ramalho Lima e do secretário de Educação Guto Garcia
Foto: Rui Porto Filho
Nesta segunda-feira (6), a manhã de autógrafos foi marcada pelas presenças de familiares e professores
O ensino municipal de Macaé é um dos destaques do livro lançado pelo concurso federal “Criadores de Começos”. A obra é uma coletânea de contos na qual participaram os alunos Kayke da Silva, Lis Maia Alvarez e Ellen Ramalho Lima. No ano letivo de 2014, eles fizeram parte da lista de 30 selecionados do total de 2.384 produções inscritas. Nesta segunda-feira (6), os jovens escritores tiveram a oportunidade de autografar a coletânea de histórias que trata da origem do mundo.
O material também foi distribuído para as escolas, professores participantes e bibliotecas públicas do país. A programação é uma iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Educação com a finalidade de reforçar o processo de alfabetização e letramento.

Nesta segunda-feira (6), a manhã de autógrafos foi marcada pelas presenças de familiares e professores, que contribuíram com as produções. A ocasião contou com apresentação dos contadores do grupo HistoriArte, com histórias que estão no livro. São elas: “Carolina e o domador de feras”, “O sol e o urubu rei” e “O pedaço de pizza”. A programação contou com as presenças de subsecretários de Educação e representantes da Gerência de Leitura.

Presente, o Secretário de Educação, Guto Garcia, elogiou os alunos e educadores. “Parabenizo a todos pela inclusão da matéria nesta obra e por incentivar o dom de escrever. Que este gosto desperte para alunos de toda a rede municipal. Temos a proposta de cada vez mais atrair o interesse pela leitura com projetos específicos a partir do segundo semestre. Os alunos devem chegar ao 9º ano de escolaridade sabendo ler, refletir e interpretar. O próximo passo é criar uma festa literária em Macaé, e com certeza queremos envolver alunos escritores”, disse.

Diante do concurso, os melhores trabalhos de cada região (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) foram apresentados e premiados, no final do ano, em São Gonçalo. De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, os alunos de Macaé concorreram com os municípios de Angra dos Reis, Cabo Frio,Niterói, Petrópolis e São Gonçalo. “Para fazer parte da programação, alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental fizeram parte de um projeto específico de produção de textos e apresentação das histórias. “Tenho a honra de ver que a nossa rede municipal continua fazendo bonito”, ressaltou.

Produções - Em Macaé, setenta e quatro professores das turmas de 4º e 5º ano da rede municipal se envolveram no concurso. Entre os obras vencedoras e representantes do ensino municipal estão: "Meu Amigo ET", produzida pelo estudante Kayke da Silva Nascimento, do Colégio Municipal Aroeira, com suporte da professora Nilce da Silva Guimarães.

Também vencedora do concurso, que fez parte da mesma unidade, a estudante Ellen Ramalho Lima fez questão de autografar a obra “O ovo e o mundo”. “Não esperava ganhar. Mas hoje sei que a leitura vai me ajudar nos estudos”, contou a estudante. Mesmo estudando neste ano no Colégio Municipal Botafogo, Ellen confessou que faz questão de se dedicar aos livros, e se puder neste ano vai participar do concurso novamente.

Autora da “O começo da noite”, a aluna Lis Maia Alvarez, representante da Escola Municipal Joaquim Breves, também foi vencedora. Ela contou com o auxílio da professora Renata Vidal Hahn e não só fez questão de autografar o livro, mas de ler a produção.

Orgulho - A emoção tomou conta dos professores que também foram premiados durante a solenidade de autógrafos. De acordo com a professora Renata Vidal Hahn, este é mais um momento inesquecível. “Quero sempre participar de programações como estas. Desde que nos integramos no concurso 'Buh: Historias de Coragem', fiquei encantada, e isso me despertou o interesse para motivar ainda mais os alunos”, contou.

Orgulhosa, a professora Nilce da Silva Guimarães lembrou que em 1998 teve a oportunidade de montar a sala de leitura no Colégio Municipal Aroeira. “O tempo passou. Hoje atuo na sala de aula, mas continuo incentivando a leitura e escrita. Já trabalhamos com o projeto 'Vivenciando poesia' e temos a intenção de desenvolver novas ações com este enfoque”, comentou.

Além dos professores, os familiares fizeram questão de acompanhar e registrar o momento de autógrafo dos alunos. Entre eles estava o pai de Kayke da Silva, Moacir Felipe Coelho do Nascimento, a mãe de Elen Ramalho, Rosemary Botelho Ramalho Lima, o pai de Lis Maia, Fabian Alvarez e os avós Mauro Menezes e Lu Maia. “Quando criança ganhei o prêmio 'Meu amigo livro' e agora vejo minha filha. Estou muito alegre”, falou, ao lembrar que tem mais dois outros filhos na rede municipal.

Já os avós corujas Mauro Menezes e Lu Maia destacaram que a contação de histórias faz parte da tradição da família. “Trabalhamos na Companhia de Encenação Musical. Eu sou atriz e contadora e o Mauro é músico. Estamos muito felizes pela Liz”, finalizaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário